Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Cáritas Diocesana de Coimbra entregou 3 tratores agrícolas a pessoas do concelho afetadas pelos incêndios de outubro de 2017

2018-03-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

A entrega das máquinas teve lugar no passado dia 7, no Estaleiro Municipal. No ato marcaram presença Margarida Carvalho e José Manuel Quiaios, em representação da Cáritas, o Presidente da Câmara Municipal e Técnicos do Município que integram o Gabinete de Crise (criado na sequência dos incêndios de outubro), representantes da Agricortes (empresa distribuidora), além naturalmente dos beneficiários do apoio, residentes no Barril, Chão Miúdo e Riomilheiro, respetivamente.

Margarida Carvalho, natural de Mortágua e Técnica da Cáritas Diocesana de Coimbra, referiu que numa primeira fase foram entregues 17 tratores e nesta segunda fase vão ser entregues 31, abrangendo concelhos que pertencem à área da Diocese de Coimbra. “Nós percebemos que a nível da reconstrução de habitações estaria garantido o apoio por parte do Estado e onde poderia faltar era precisamente na parte das máquinas e alfaias agrícolas. Nesse sentido contactámos os Municípios para que nos informassem acerca das necessidades existentes e para nos ajudarem a validar as situações, de modo a que os apoios fossem canalizados para quem realmente precisa”, explicou.

Os três equipamentos foram confiados à Câmara Municipal, que, por sua vez, procedeu à sua entrega aos beneficiários, tendo estes assinado uma Declaração de Compromisso que salvaguarda o uso do equipamento atribuído exclusivamente para fins próprios e para a atividade agrícola.

Nestes concelhos afetados pelos incêndios, adiantou Margarida Carvalho, muitas pessoas viviam da agricultura como meio de subsistência ou como complemento às suas reformas ou rendimentos mais baixos, e perderam as suas máquinas e alfaias, pelo que este apoio é fundamental. Além de tratores, a Cáritas também apoiou ao nível de alfaias agrícolas, motosserras e coberturas de abrigo para animais. Estes fundos de apoio resultaram de donativos feitos por particulares, empresas e instituições.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, dirigiu um agradecimento à Cáritas, por este gesto de solidariedade para com a comunidade mortaguense, e pediu que esse agradecimento fosse transmitido aos responsáveis da Instituição. Júlio Norte referiu que a ajuda material é sempre benvinda e necessária, “muito embora nunca apague as dores da alma, as imagens e memórias de quem viveu este drama dos incêndios. Porque essas infelizmente vão nos acompanhar para toda a vida”. O Presidente da Câmara exortou no entanto as pessoas a não ficarem reféns do que aconteceu, sublinhando que é preciso renascer, recomeçar, lutar, “porque a vida tem de continuar”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade