Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana das Profissões” apoia alunos a fazer escolhas vocacionais para o seu futuro

2018-03-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Está a decorrer a “Semana das Profissões”, uma organização do Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida” no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional. A “Semana das Profissões” tem como destinatários os alunos do 3º Ciclo e Secundário que estão inscritos naquele projeto, que tem como parceiros o Agrupamento de Escolas e a Adices.

A “Semana das Profissões” arrancou no passado dia 5 com a atividade “Painel de Profissionais”. João Cardoso (Bombeiro – Força Especial de Bombeiros), Cátia Duarte (Médica Reumatologista), Renata Alves (Juíza), Paulo Maurício (Astrofísico), formaram o painel de profissionais. Perante uma plateia constituída por alunos do 8º, 9º e 12º ano, cada um fez uma exposição acerca da profissão que exercem, em termos de características gerais, funções, responsabilidades, descrição de um dia típico de trabalho, bem como em termos de formação escolar e profissional para ingresso na profissão, motivações que estiveram na origem da sua escolha, satisfação e realização profissional. A escolha destes profissionais foi feita por indicação dos alunos, por forma a responder aos seus interesses e motivações.

Apesar de pertenceram a áreas muito diferentes, os profissionais concordaram num ponto comum, de que para chegar ao lugar que hoje ocupam tiveram de trabalhar muito, sacrificar alguns tempos livres, e estar focados no objetivo que pretendiam alcançar.

E deixaram conselhos aos alunos, de que só com trabalho, empenho, persistência, se alcançam metas, e sobretudo “que vale a pena esse esforço, porque depois vem a recompensa”, traduzida no posto de trabalho, remuneração, possibilidade de construção de um projeto de vida. E que nesse caminho, irão porventura encontrar obstáculos, mas com trabalho, força de vontade, dedicação, conseguirão superá-los.

Os profissionais confidenciaram que gostam do que fazem, sentem-se motivados e realizados, profissional e pessoalmente, e que isso não tem preço. Disseram ainda que o processo de aprendizagem/formação não terminou com o curso que tiraram, que o treino, a formação contínua, a atualização de conhecimentos, é uma exigência permanente na sua atividade.

No final das apresentações, os alunos puderam colocar questões às palestrantes relacionadas com aspetos que lhes despertaram mais interesse ou esclarecimentos.

Na qualidade de anfitrião, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada, agradeceu a presença dos profissionais e as apresentações, que classificou como muito interessantes, esclarecedoras e motivadoras. Saudou ainda a iniciativa da “Semana das Profissões” e o projeto municipal responsável pela sua dinamização, coordenado pela Drª- Lília Duarte. 

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, agradeceu a disponibilidade e colaboração dos profissionais ali presentes, por terem tirado um pouco do seu tempo para deixar o seu testemunho de formação e experiência profissional. Dirigindo-se diretamente aos alunos, afirmou: “Estamos aqui a tratar do vosso futuro, dando-vos ferramentas, orientações, conselhos úteis, que vos poderão ajudar a encontrar as melhores escolhas para o vosso sucesso profissional e pessoal”.

Júlio Norte referiu que é normal os jovens “sonharem” com determinadas profissões, mas chamou a atenção que também “é preciso olhar para a realidade à nossa volta, para as necessidades e oportunidades de um mercado de trabalho, cada vez mais global”. E pediu aos alunos para seguirem o exemplo deixado pelos profissionais: “Estas pessoas que aqui estão alcançaram os seus objetivos, mas como eles próprios disseram, tiveram de lutar e trabalhar muito, nada lhes foi dado“. Lembrou ainda que têm à sua disposição o Gabinete do Projeto, que os pode apoiar em caso de dúvidas acerca das suas escolhas vocacionais.

A “Semana das Profissões” é uma das várias atividades que o projeto municipal “Da Escola, Agarra a Vida” desenvolve durante o ano com a finalidade de promover o sucesso educativo e apoiar os alunos no processo de escolha vocacional, a nível académico e profissional. 

Ao longo da semana vão ainda realizar-se Mesas Redondas de divulgação dos Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais, Visitas de Conhecimento a empresas da região, para os alunos do 8º e 9º ano, além de dois Workshops para desenvolvimento de competências na Procura Ativa de Emprego, para os alunos do 11º e 12º ano.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade