Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Alunos do Agrupamento de Escolas apresentaram ideias inovadoras

2018-03-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 2, no Centro de Animação Cultural, a sessão de apresentação dos projetos que chegaram à final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio. O concurso, na sua quinta edição, é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), em parceria com os Municípios e Agrupamentos de Escolas desta região (19 concelhos), e visa promover e estimular competências empreendedoras nos jovens.

Ao todo foram apresentados 12 projetos, sendo 10 do Secundário, 1 do 2º Ciclo e 1 do 3º Ciclo, que envolveram 72 alunos e 10 professores. Mas a promoção do projeto nos vários níveis de ensino envolveu um universo de 160 alunos.  

Mais uma vez os projetos apresentados surpreenderam pela sua originalidade. Projetos muito diferentes, ligados à melhoria do ambiente (poupança de água), promoção da saúde e bem-estar (alimentos saudáveis, equipamentos auxiliares de saúde), segurança em meios aquáticos, equipamentos de lazer (pesca desportiva).

Os projetos a concurso foram analisados e avaliados por um júri composto por Emília Matos (Vereadora da Câmara Municipal), Maria José Pinto (Subdiretora do Agrupamento de Escolas) e João Carlos Figueiredo (Secretário Executivo da Adices). Através de powerpoints, demonstrações e técnicas de marketing, os alunos tentaram convencer o júri da inovação e das vantagens práticas do seu produto. A avaliação dos projetos teve em conta critérios como a inovação, a qualidade de apresentação dos projetos, a exequibilidade e desenvolvimento da ideia, impacto no território da CIMRC, entre outros.

No 2º Ciclo será o projeto denominado “Barragua”, da turma do 6º C, a representar o Município na fase intermunicipal. O projeto, representado pelos alunos Joana Loureiro, Lara Fonseca, Mara Paz e Eva Ferreira, e com coordenação da Profª Esperança Oliveira, consiste na criação de ímanes e bases para copos e tachos, utilizando uma matéria-prima (barro) e técnica tradicional (olaria) do concelho. O produto é decorado com paisagens do concelho, podendo ter uma função utilitária ou servir de recordação.

Ao nível do 3º Ciclo caberá ao projeto “Caramelo Company”, das turmas do 8º A e B, representar o Município de Mortágua na fase intermunicipal. O projeto, representado pelos alunos Inês Cruz, Daniel Pereira, Eva Almeida, Carlos Fonseca, e com coordenação da Profª Fátima Potró, inspira-se nos afamados caramelos da antiga fábrica “Caramelos Lanche”, de Mortágua. A ideia é produzir caramelos de modo artesanal, sem utilização de corantes ou conservantes.

Estes dois projetos finalistas (2º e 3º Ciclo) irão representar o Município de Mortágua nos eventos intermunicipais “Expo Empreendedorismo, Artes e Ofícios” e “Expo Empresas”, respetivamente, que terão lugar no dia 26 de maio, em Condeixa.

No Secundário/Profissional foi vencedor o projeto “INsmartLIN”, da autoria dos alunos Rafael Coelho, João Mortágua e Sara Oliveira, e coordenado pela Profª Fátima Potró. O projeto prende auxiliar as pessoas a controlar, de uma forma simples, prática e segura, a administração diária da insulina. Para tal criaram um kit composto por três aparelhos (medidor, caneta, bracelete com visor), associados a uma aplicação para smartphone ou telemóvel, que permite à pessoa insulinodependente saber a que dia e hora tomou a última dose de insulina. Este será o projeto que irá representar Mortágua na fase intermunicipal, que terá lugar nos dias 24 e 25 de março, em Oliveira do Hospital.

No final todos os alunos participantes no concurso foram chamados ao palco e receberam um certificado de participação e “vouchers” oferecidos pela Câmara Municipal. Foram ainda entregues prémios aos projetos finalistas, um vale de 100 euros para as turmas do 2º e 3º Ciclo, e um vale tecnológico de 75 euros/aluno para o projeto vencedor do Secundário. Estes prémios poderão ajudar as equipas a melhorar ainda mais a apresentação dos seus projetos na fase intermunicipal.

Em nome do Agrupamento de Escolas, o Diretor Rui Parada felicitou todos os participantes no concurso, referindo que “todos estiveram excelentes e são dignos vencedores”. Dirigiu agradecimentos à Camara Municipal, na pessoa do seu Presidente, pelo apoio que tem dado a este projeto, em particular, e ao Agrupamento de Escolas, de uma forma geral. Agradeceu ainda aos Professores, aos Funcionários, e à empresa GestEntrepeneur, que acompanhou a implementação do projeto no terreno.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, felicitou todos os jovens que participaram no concurso, bem como os professores que os motivaram e apoiaram nesta aventura do empreendedorismo, e o Agrupamento de Escolas, representado na pessoa do seu Diretor. Saudou também a presença dos Pais, enaltecendo o seu interesse pela vida escolar dos filhos.

Júlio Norte afirmou que todos os alunos eram vencedores: “Só por terem agarrado o desafio e estarem aqui em palco a apresentar os vossos projetos, vocês já são vencedores. Essa é a primeira e grande vitória”.

Júlio Norte salientou que é importante que os alunos se habituem a estes palcos, porque os vai ajudar na vida fora, nomeadamente na vida profissional, a enfrentar com mais facilidade outros “palcos”, outros desafios. Destacou ainda a qualidade dos projetos ano após ano, com os alunos a demonstrarem sempre muita imaginação e criatividade.

“Já não é uma surpresa para ninguém, temos de estar felizes quando vemos alunos a apresentar ideias tão inovadoras e com esta qualidade de apresentação, que dignificam a nossa comunidade”, afirmou. Segundo Júlio Norte, esta aposta no empreendedorismo nas escolas é fundamental para o futuro, “desde logo dos próprios jovens, dotando-os de capacidades empreendedoras”, bem como para as empresas, para o desenvolvimento do concelho e do país.  

A terminar, o Presidente da Câmara desejou as maiores felicidades aos alunos finalistas, o maior êxito na fase intermunicipal do concurso.

À semelhança de anos anteriores, o evento contou também com um momento musical protagonizado por alunos do Agrupamento  (Lourenço Gomes, Nuno Santos e Guilherme Mateus), sob a orientação do Prof. José Loureiro.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade