Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal promoveu Workshop de Terapia do Riso

2018-03-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito do programa do 14º aniversário da Biblioteca Municipal, decorreu no passado dia 28 um Workshop de Terapia do Riso, dinamizado por Sónia Pais.

Sónia Pais é Licenciada em Pintura e tirou formação de líder do riso, sendo responsável pelo projeto “Rir é o melhor remédio” na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga.

Foram realizadas duas sessões, num total de 50 participantes, entre pessoas da comunidade mortaguense e algumas de concelhos vizinhos. Nas sessões a formadora desenvolveu exercícios que intercalaram momentos de respiração profunda, de relaxamento, com momentos de riso, interação, que proporcionaram muitas gargalhadas, descontração e um saudável convívio. O riso tem esse condão de funcionar como transmissor de bem-estar individual mas também coletivo, contagiando outros, criando ambientes agradáveis.

Sónia Pais esclareceu que o objetivo da terapia do riso não é o entretenimento, não é contar piadas, “não é rir uns dos outros, mas sim rir uns com os outros”, é libertar a criança que há dentro de cada um de nós, deixar fluir as emoções, sermos nós mesmos.

A terapia do riso, também designada risoterapia, é uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos, emocionais e espirituais a partir do riso.

Quando rimos é libertado dentro do nosso corpo uma série de substâncias químicas como a serotonina, antidepressivo natural, e as endorfinas que nos transmitem uma agradável sensação de bem-estar. Rir reforça o sistema imunitário, evitando infeções, movimenta cerca de 84 músculos, ajudando a esticar a pele da face e prevenindo as rugas, protege o coração e melhora a circulação sanguínea, melhora as relações interpessoais, reduz insónias e melhora a qualidade do sono.

Parafraseando Sabrina Tacconi, Embaixadora internacional do riso e formadora certificada de líderes de riso, “quando rimos conseguimos lidar melhor com o quotidiano e dessa forma resolvemos os pensamentos menos positivos mais facilmente. Isso anima-nos porque começamos a ver que no final do dia talvez a vida não seja tão complicada e tão cinzenta. Rir ajuda-nos a devolver a cor à nossa vida”.

Os participantes divertiram-se, soltaram-se e adoraram a experiência. “Achei um espetáculo, rir faz muito bem à alma. Fez-me muito bem este momento, a Biblioteca está de parabéns pela iniciativa”, referiu Helena Nobre.

“Gostei imenso, há muito tempo que não ria tanto de uma vez só, era bom se houvesse a possibilidade de fazer mais vezes”, desabafou Ana Abreu.

Cândida Rodrigues vibrou com a experiencia. “Uma maravilha, eu já sou uma pessoa alegre por natureza, mas saímos daqui mais ricas, espiritualmente falando, com outra alegria de viver. Temos de louvar a Biblioteca por se ter lembrado e nos ter proporcionado uma coisa destas”.

O aniversário da Biblioteca terá o seu ponto alto no próximo dia 2 (sexta-feira), com o espetáculo poético-musical “20 Dizer”, uma produção Trigo Limpo Teatro ACERT. José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas.

O espetáculo tem lugar na Biblioteca Municipal, com início às 21h30.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade