Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Águas do Planalto sensibiliza para a poupança e preservação da qualidade da água, nas escolas do 1º Ciclo dos cinco Municípios da sua área de intervenção.

2018-02-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A empresa Águas do Planalto, concessionária do sistema de abastecimento de água aos cinco municípios da região do Planalto Beirão (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela) está a desenvolver uma campanha de sensibilização para a poupança e preservação da qualidade água, junto das escolas do 1º Ciclo existentes na sua área de intervenção.

As crianças do 1º Ciclo/Centro Educativo de Mortágua receberam a oferta de um calendário escolar, que além de assinalar datas relacionadas com o ambiente (Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Terra, Dia Mundial da Biodiversidade, Dia Mundial do Ambiente, Dia Mundial dos Oceanos, entre outros), transmite mensagens sobre cuidar da água, conselhos sobre hábitos simples que podem ajudar a poupar água e a preservar os nossos rios. “Todo ano a cuidar, muita água vamos poupar”, é o lema que se pode ler na capa do calendário.

No ato de entrega do calendário escolar, realizado no passado dia 15, marcaram presença o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Planalto, Paulo Oliveira, e os Administradores José Ferreira dos Santos e Narciso Matias, o Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, e o representante do Jornal do Centro, Luís Duarte.

Este calendário é uma edição patrocinada pelas Águas do Planalto, com a parceria do Jornal do Centro e as Câmaras Municipais da área de intervenção.

Para além desta iniciativa, a empresa Águas do Planalto está a promover um concurso de desenho nas escolas do 1º Ciclo, cujo objetivo é consciencializar as crianças para todo o processo inerente ao ciclo da água, desde a sua chegada às torneiras da casa até ao seu retorno aos rios. Esses desenhos irão ser avaliados por um júri e os melhores trabalhos serão anunciados no dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Os vencedores vão ter como prémio uma viagem com visita guiada ao Oceanário de Lisboa.

O Presidente do Conselho de Administração da Águas do Planalto, Paulo Oliveira, referiu que estas iniciativas pretendem sensibilizar as crianças, desde tenra idade, para o valor que a água representa nas nossas vidas, no dia-a-dia, e para a importância de se preservar ao máximo possível esse recurso. “Nós estamos a apostar muito nestas faixas etárias, porque as crianças têm uma aprendizagem muito rápida, além disso ainda transmitem estes conselhos aos mais adultos”.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, considera que este tipo de ações junto das escolas, dos mais pequenos, são muito importantes em termos de sensibilização e prevenção, “se queremos inverter o atual panorama e acautelar o futuro”. Segundo Júlio Norte, as alterações climáticas são um problema sério e os seus efeitos vão sentir-se ainda mais nas gerações futuras. “Este ano sentimos todo esse impacto das alterações climáticas e devemos tirar as necessárias lições, percebendo que a água não é um recurso ilimitado e tem de ser gerido de forma sustentável e racional. Isso passa por poupar, proteger e preservar este recurso vital”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade