Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Nelo Winter Challenge. Competição reuniu mais de 300 atletas de 20 países na Albufeira da Aguieira.

2018-02-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 17, no centro de treino Nelo-Montebelo Aguieira, localizado em Mortágua, mais uma edição do Nelo Winter Challenge (NWC). O evento desportivo, organizado pela NELO Kayaks, em parceria com o Montebelo Aguieira, e com o apoio do Município de Mortágua, reuniu mais de 300 atletas, oriundos de 20 países, incluindo Campões do Mundo e medalhados olímpicos.

Nomes como Kira Stepanova, Yury Postrigay, Ivan Shtyl (Rússia), Martin Fuksa (República Checa), Carlos Garrote (Espanha), Edvinas Ramanauskas e Aurimas Lankas da Lituânia, e os portugueses Fernando Pimenta (Ponte de Lima), Emanuel Silva (Sporting CP), João Ribeiro (SL Benfica) e Teresa Portela (SL Benfica), Joana Vasconcelos (SL Benfica), Francisca Laia (Sporting CP).

O Nelo Winter Challenge é uma competição de nível internacional (não oficial) e uma das principais competições de inverno que serve de estágio ou pré-época, sendo uma excelente oportunidade para os atletas e as equipas medirem forças entre si. Nesta altura do ano, são muitas as seleções que escolhem a Aguieira para estagiar e aproveitam esta prova para avaliar a performance dos atletas e medir forças com os melhores do mundo.

Fernando Pimenta venceu nos 1500 metros e Teresa Portela nos 150metros

Fernando Pimenta (atual Campeão do Mundo K1 5000 e Vice-Campeão K1 1000 metros), competiu na parte de manhã e venceu os 1500 metros, aquela que é a distância que mais se aproxima da sua distância de eleição, os 1000 metros. O atleta português é presença regular nesta competição, que já venceu por várias vezes. “É uma prova prestigiada em termos internacionais, em que estão presentes atletas de alta competição, é fantástico para aferir o valor e o nível em que estamos neste início de temporada. Desde que começou a haver esta competição aqui na Aguieira tenho vindo a ganhar e tem sempre um sabor especial”. Nesta prova é de destacar ainda a prestação de Teresa Portela, que foi 4ª nos 1500m femininos e vencedora nos 150m (velocidade).

Fernando Pimenta conhece bem este centro de treino, onde costuma treinar, e não poupa nos elogios: “É um dos melhores locais do mundo para treinar. Além das condições da água serem perfeitas, o alojamento é o ideal para nós, conseguimos treinar bem e ao mesmo tempo ter um ambiente sossegado, que permite uma boa recuperação, a alimentação é cuidada e específica para os atletas, e depois temos o apoio da Nelo, que é o melhor construtor do mundo de kayaks. Estão de facto aqui reunidas as condições perfeitas para obter bons resultados”.

O centro de treino da Nelo-Montebelo Aguieira recebe anualmente centenas de atletas de todo o mundo que aqui realizam o seu estágio de inverno e a preparação antes das grandes competições internacionais. Nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, 26 dos medalhados na canoagem passaram pelo centro de treino da Aguieira. O mesmo centro de treino foi o local de eleição para os atletas de canoagem que conquistaram 25 medalhas nos últimos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

André Santos, CEO da Nelo, refere que o centro de treino da Aguieira é já uma referência na canoagem mundial, nomeadamente para estágios de inverno. “Temos aqui atletas de toda a Europa, de todos os perfis etários, e desde campeões do mundo e olímpicos a jovens que possivelmente o serão daqui a uns anos”. Ano após ano, atletas e seleções escolhem a Aguieira para fazer o estágio de inverno (Novembro a Abril)  e preparar as grandes competições internacionais. Rússia, Polónia, Lituânia, Letónia, Rep.Checa, Hungria, França, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Noruega, Espanha, Portugal, são presenças habituais na Aguieira.   

“Há aqui já uma ligação próxima com esta zona do país, este centro de treino, o resort, o evento e a marca. Por essa razão temos aqui atletas e seleções que voltam ano para ano, incluindo alguns dos melhores atletas do mundo”, explica André Santos. Para tal contribui a qualidade da organização, o apoio logístico aos atletas, a hospitalidade, as excelentes condições de acomodação do resort.

“Nós estamos muito focados, juntamente com o Montebelo Aguieira, em tornar este centro não só num local de referência para a preparação de inverno, mas também na preparação que antecede as grandes competições, como os Campeonatos do Mundo e os Jogos Olímpicos. Acho que já o conseguimos de alguma maneira, não há ninguém na canoagem ao mais alto nível que não conheça o centro de treino da Aguieira, que não tenha ouvido falar dele, e muitos já passaram por cá. Está no mapa da canoagem mundial”.

André Santos afirma que Portugal vai afirmando-se cada vez mais como um líder não só na parte desportiva, mas igualmente na organização de eventos de canoagem ao mais alto nível e na preparação dos atletas para as grandes competições internacionais.

Este ano não será exceção, com Portugal a ser responsável pela organização do Campeonato do Mundo de Pista, a decorrer de 22 a 27 de agosto, sendo de esperar uma grande afluência de atletas de topo mundial à Aguieira nos meses que antecedem a prova.

O Município de Mortágua tem sido parceiro no apoio à realização do evento, que conta já cinco edições em Mortágua. ”Um evento desta natureza, em que estão presentes atletas dos quatro cantos do Mundo e os melhores da modalidade, é muito prestigiante para o concelho e para a região”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte.

Júlio Norte salienta a importância do centro de treino da Aguieira na afirmação e promoção da região, como destino de eleição da canoagem mundial, além do impacto económico que está associado à estadia de um tão significativo número de atletas. “Este segmento turístico ligado à canoagem ajuda a incrementar a economia da região, sobretudo na chamada época baixa. Mas é todo o turismo nacional que fica a ganhar”.

Segundo Júlio Norte, a presença continuada destes atletas de topo mundial “é o reconhecimento das excelentes condições naturais da Aguieira para a prática da modalidade, bem como da excelência do Montebelo Aguieira no apoio aos atletas”, salientando que muitos deles já fizeram a sua programação tendo em vista novos estágios em Mortágua.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade