Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Proteção Civil Municipal. Mais de 300 ninhos da vespa asiática eliminados na área do concelho em 2017

2018-02-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No ano passado foram eliminados 324 ninhos de vespa asiática (vespa velutina), dispersos um pouco por todo o concelho. A operação de destruição destes ninhos tem sido coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com técnicos especializados que dispõem de equipamento de escalada e conhecimentos técnicos para executar essa tarefa com a máxima segurança e eficácia. A maioria destes ninhos localizam-se em copas de árvores muito altas, de difícil acesso, o que requere equipamento específico de proteção e de controle da praga.

O combate nacional à vespa velutina (asiática) é da responsabilidade da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.), indicando o Plano que a responsabilidade da destruição dos ninhos cabe à Camara Municipal onde ocorrem.

A vespa asiática é uma espécie predadora, não autóctone, que causa efeitos diretos devastadores sobre a população das abelhas, levando à destruição das colmeias e apiários. Tais efeitos repercutem-se na reprodução e quantidade de abelhas, na diminuição da sua atividade polinizadora e consequentemente na redução drástica da produção melífera. A atividade apícola têm vindo a ganhar peso na economia do concelho, havendo várias pessoas que se dedicam à produção e comercialização de mel, que poderá ficar comprometida com esta ameaça da vespa velutina.

A presença destes ninhos representa também riscos para a saúde e segurança das pessoas. Embora não seja mais agressiva para o ser humano do que a vespa autóctone, reage de forma bastante agressiva às ameaças ao seu ninho. Perante uma ameaça ou vibração a 5 metros, produz-se uma resposta de grupo que pode perseguir a fonte da ameaça durante cerca de 500 metros. Além disso, o grande tamanho que podem atingir os ninhos e em algumas ocasiões a sua localização em zonas urbanas ou periurbanas, podem resultar em maior risco para os cidadãos.

Desde que foram registadas as primeiras ocorrências no concelho, a Câmara Municipal definiu um plano de ação que aposta na prevenção, e que tem tido excelentes resultados. Atendendo que a tendência ainda é de continuidade destas ocorrências, a Câmara Municipal vai reforçar a ação de controlo, vigilância e destruição de ninhos no corrente ano, por forma a conter a sua propagação. É importante, por um lado, que as pessoas estejam informadas e façam o alerta imediato quando suspeitem da existência de um destes ninhos, e por outro, que não se faça a destruição descontrolada (uso de armas de fogo, armadilhas inapropriadas) ou parcial dos ninhos, o que poderá ter efeitos perversos, causando a disseminação das vespas que irão assim construir novos ninhos. 

Em caso de deteção de algum ninho que suspeite ser de vespa asiática, aconselha-se a pessoa a entrar em contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil (Câmara Municipal) ou via online www.sosvespa.pt ou Linha SOS Ambiente 808200520.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade