Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Academia Saber+ representou Auto de Natal

2017-12-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os alunos da Academia Saber + subiram ao palco para representar um Auto de Natal. Cerca de 30 figurantes representaram a anunciação do nascimento do Menino Jesus, salvador do Mundo, ao mesmo tempo que um narrador contava a história. Ouviram-se ainda cânticos do povo, celebrando a alegria da vinda do Filho de Deus.

Estavam presentes as figuras do quadro da Natividade, Maria, José, o Menino Jesus, os Pastores, o Povo, o Anjo Gabriel e os Reis Magos.

A representação cénica terminou com uma mensagem de Natal, apelando à união, à fraternidade, à reconciliação, ao apoio aos que estão sós, renovando o espírito do Natal no dia-a-dia. O Pai Natal não podia faltar e distribuiu chocolates pelo público.

A apresentação desta peça constituiu uma forma de assinalar a quadra e inseriu-se nas atividades da Área de Projeto, uma das novidades introduzidas no novo ano letivo. “É uma área nova que estamos a trabalhar, onde cabem atividades diversas, desde workshops de culinária, expressão dramática, conhecimento do meio envolvente, nomeadamente através de entrevistas e pesquisa sobre temas locais. Recentemente fizemos um trabalho de recolha de jogos tradicionais, que aliás tivemos oportunidade de os experimentar”, explicou Ricardo Vicente, Coordenador da Academia.

A escolha deste dia para a apresentação deveu-se também à realização do convívio de Natal da Academia, que se seguiu ao final da peça, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e do Vereador Paulo Oliveira.

A Academia Saber+ é frequentada por 91 alunos, com idades acima dos 55 anos. As disciplinas lecionadas são Música (incluindo cavaquinho), Expressões Plásticas, Inglês, Informática, Investigação, Cidadania e Património. “As pessoas podem inscrever-se em todas as disciplinas ou apenas em algumas, em função dos seus interesses”, explica Ricardo Vicente.

Convém referir que se trata de uma aprendizagem informal, não há provas ou avaliações, sendo por isso um espaço muito abrangente em termos de destinatários. A Academia é acima de tudo um espaço aberto para quem queira aprender e saber mais, adquirir novas competências e experiências, promovendo e estimulando a valorização pessoal, o enriquecimento dos conhecimentos, a socialização, a participação e cidadania. Ao mesmo tempo assume-se como um projeto relevante para a comunidade, beneficiando de toda a experiência de vida, saber acumulado e disponibilidade dos alunos, através do seu envolvimento em atividades e projetos de cariz pedagógico, social e cultural.

O projeto da Academia, de iniciativa municipal, começou a funcionar no ano letivo 2015/16 e tem-se revelado um sucesso, com o número de alunos a aumentar de ano para ano.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade