Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mercadinho de Natal antecipou chegada da quadra, com doçarias, artigos artesanais e animação de rua

2017-12-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Praça do Município recebeu no passado domingo (dia 10) o tradicional Mercadinho de Natal, organizado pela Comissão de Finalistas da Escola Secundária e com o apoio do Município de Mortágua.

Antes de mais é preciso referir que o evento ficou marcado pelo mau tempo que se fez sentir ao longo de todo o dia, com chuva e vento, que prejudicou a afluência de mais público, pois o dia estava realmente convidativo a ficar em casa no conforto da lareira. Mesmo assim, sobretudo a partir da tarde, houve um movimento interessante de pessoas e de famílias, até porque o programa de animação para as crianças estava indicado para o início da tarde.

De igual modo o estado do tempo refletiu-se no número de expositores, pois estavam inicialmente inscritos cerca de 40 participantes, mas só cerca de metade compareceram no evento, prevendo já as condições atmosféricas adversas.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, face ao prévio aviso da Proteção Civil de ocorrência de mau tempo, a Câmara Municipal instalou uma tenda gigante, como medida de prevenção, o que permitiu a realização do evento.

Nas bancas do Mercadinho os visitantes podiam encontrar uma grande variedade de produtos alimentares e artigos artesanais, com destaque para os relacionados com a quadra natalícia. Nalgumas bancas, como da Comissão de Finalistas, Escuteiros, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, destacavam-se os doces típicos desta quadra, como as filhós, as rabanadas, as broinhas, os sonhos, além de variados bolos caseiros e Bolo de Cornos. Havia ainda amêndoa caramelizada, crepes, biscoitos. E para aquecer o corpo, café, vinho quente, licores e ginjinha em copo de chocolate.

Não faltaram ainda as abóboras, os frutos secos, o mel, que são também produtos utilizados e consumidos nesta quadra. Noutras bancas podiam-se adquirir artigos artesanais ou de fabrico manual, desde brinquedos tradicionais, artigos de decoração em têxtil, de reciclagem de papel, casinhas e presépios em pedra de xisto, bijuteria, bordados, árvores, grinaldas e coroas de Natal.

Uma das particularidades destes Mercadinhos é que se podem encontrar artigos únicos e originais, que não há à venda nas lojas, nos centros comerciais, porque resultam da criatividade e arte dos seus autores.

Durante a tarde a animação tomou conta da Praça do Município, com divertimentos para as crianças, como os insufláveis, que proporcionaram momentos de muita alegria. Houve ainda lançamento de neve na Praça, mas apenas por alguns minutos, uma vez que a chuva voltou a cair copiosamente.

Os visitantes puderam assistir a um pequeno concerto pela Classe Infantil do Coral Juvenil Sílvia Marques, formada por crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Sob a direção do Maestro Ricardo Vicente, as crianças cantaram vários temas natalícios bem conhecidos, além do hino do grupo, e receberam uma forte ovação do público, que se rendeu ao encanto e à harmonia das pequenas vozes. Mesmo com o público tão próximo, as crianças mostraram muito à-vontade, disciplina, entusiasmo, o que não deixa de ser surpreendente nestas idades.

Seguiu-se depois a atuação dos Mind`s Out, uma banda formada por estudantes da Escola Secundária, que interpretou temas de música portuguesa e estrangeira.

Esta foi a quinta edição do Mercadinho de Natal, um dos eventos emblemáticos no âmbito da animação de rua na época natalícia. Neste mesmo fim-de-semana foram também iniciadas as ornamentações natalícias por parte das Associações/Instituições Locais, que podem ser observadas na Praça do Município e no Largo 5 de outubro.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade