Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Espetáculo “A Branca de Neve” encantou toda a família

2017-12-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Quem não conhece a famosa história da Branca de Neve e dos sete anões? Ela atravessa várias gerações e permanece intemporal no nosso imaginário desde a infância.

Foi esta bela história que subiu no passado domingo ao Centro de Animação Cultural, representada pela Companhia Rituais Dell Arte. A apresentação do espetáculo inseriu-se na programação natalícia promovida pelo Município, que oficialmente teve início no passado dia 1 de dezembro, com a ligação das tradicionais iluminações de rua nesta época festiva.

Cerca de 400 pessoas, entre filhos, pais e avós, assistiram ao espetáculo musical-teatral, que teve duas sessões, com entrada gratuita. Sendo um espetáculo dirigido especialmente às crianças, tratou-se sobretudo de um espetáculo para toda a família. As crianças deixaram-se encantar com a candura e inocência da Branca de Neve, e soltaram gargalhadas com as peripécias doAnão Comilão, Anão Zangado, Anão Trapalhão e Anão Feliz, os seus grandes amigos do Reino da Floresta.

Em vários momentos os atores interagiram com a plateia e até uma criança foi convidada a subir ao palco para participar numa das cenas.

A história é bem conhecida de todos nós. A Rainha Antonieta, madrasta da Branca de Neve, não tem com quem falar, portanto só lhe resta o seu Espelho Linguarudo, que só consegue dizer a verdade. “Espelho Linguarudo, espelho meu; há alguém mais belo do que eu?” A esta pergunta o Espelho respondeu “Há sim. É a Branca de Neve!”.
Furiosa, a Rainha pede ao Corcunda Raimundo que faça desaparecer para sempre a Branca de Neve.
Algum tempo depois, quando descobre que Branca continua viva, a Rainha disfarça-se de velha e leva alguns frutos (envenenados) para lhe oferecer sob pretexto de que concedem desejos. Esta depois de comer uma linda maça vermelha cai num sono profundo, do qual só o beijo de um príncipe encantado pode salvá-la.

Como acontece em todas as histórias de encantar, no final o bem vence o mal. A maldição é quebrada, a Branca de Neve e o Príncipe viveram felizes para sempre!.

Esta é uma história que fala do valor da amizade, da bondade, da pureza dos sentimentos, em contraponto ao egocentrismo, à vaidade, à inveja, personificados na figura da rainha. E como noutras histórias de encantar, mostra que há uma criança em cada um de nós, mesmo quando adultos, e que a fantasia, a imaginação e o sonho são parte essencial das nossas vidas.

No final, as crianças foram chamadas ao palco para se juntar ao elenco e cantar uma das músicas do espetáculo.

A Branca de Neve é um conto de fadas originário da tradição oral alemã, que foi compilado pelos Irmãos Grimm e publicado entre os anos de 1812 e 1822, num livro com várias outras fábulas, intitulado "Kinder-und Hausmärchen" ("Contos de Fada para Crianças e Adultos"). Tem semelhanças com outro conto tradicional - “A Cinderela”, que foi precisamente o espetáculo exibido o ano passado no mesmo espaço, também no âmbito da programação de Natal.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade