Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



CIM Região de Coimbra propõe 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

2017-10-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) aprovou, por unanimidade, uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro.

Na reunião, realizada no passado dia 24, além dos representantes dos 19 municípios da Região de Coimbra (incluindo Mortágua), estiveram presentes o Secretário de Estado das Florestas, o Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e responsáveis regionais da Agricultura e Segurança Social.

O conjunto de propostas tem como prioridades a recuperação das habitações, empresas e apoio à reflorestação.

A CIM-RC propõe várias medidas de apoio ao emprego e aos rendimentos dos trabalhadores de empresas que foram afetados em termos de redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contratos de trabalho. A criação de um regime excecional e temporário de isenção total do pagamento de contribuições à Segurança Social, durante um determinado período, para as empresas e trabalhadores independentes, cuja atividade tenha sido diretamente afetada pelos incêndios, é uma das medidas defendidas.

No âmbito dos apoios comunitários, a CIM-RC defende a reabilitação da imagem turística das áreas afetadas pelos incêndios, além da redefinição da estratégia da região para o sector do turismo e o lançamento de projetos de desenvolvimento turístico.

O apoio à reparação e reposição das condições de segurança rodoviária das estradas nacionais e municipais atingidas, bem como das infraestruturas e equipamentos municipais que foram afetados, é outra das medidas.

O restabelecimento do funcionamento do aterro sanitário do Planalto Beirão, a implementação das medidas constantes nos Planos de Adaptação às Alterações Climáticas e Planos de Gestão de Riscos, plano de reflorestação e reordenamento florestal, no qual os municípios sejam parte ativa, fazem parte do plano aprovado.

A captação de investimento produtivo e fixação da população são outras das preocupações da CIM Região de Coimbra.

A CIM-RC considera urgente a intervenção ao nível da prevenção da erosão, corte e escoamento da madeira ardida, bem como a promoção de programas de saúde pública para controlo da eventual contaminação das águas e dos solos.

E considera que as alterações estruturais necessárias ao reordenamento da floresta, da reflorestação, da prevenção de incêndios e do sistema de proteção civil deverão ter a participação ativa dos municípios e CIM`s.

A CIM-RC vai solicitar uma reunião de trabalho com o Primeiro-Ministro e dar conhecimento ao Presidente da República e ao Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade