Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Rali de Mortágua trouxe novidades… e milhares de visitantes!

2017-09-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O irlandês Craig Breen foi o vencedor do Rali de Mortágua, disputado nos dias 22 e 23 de setembro e pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis.

Piloto oficial da Citroen no WRC (Campeonato do Mundo), Craig Breen venceu sete das oito classificativas da prova, sendo apenas superado na Super-Especial. Carlos Vieira e Pedro Meireles, ambos em Skoda Fabia R5, completaram o pódio.

Mais uma vez, a prova foi organizada pelo Clube Automóvel do Centro, com o apoio do Município de Mortágua, uma parceria de sucesso que já dura há 14 anos.

O Rali decorreu maioritariamente no quadrante nordeste e norte do concelho, abrangendo as freguesias do Sobral e de Pala, além das zonas mais centrais da Gandarada/Regueiras, Vila Meã/Aeródromo. A prova foi disputada na quase totalidade em terra batida, à exceção da Super-Especial e do troço junto à Gandarada/Regueiras, em plena zona urbana, uma das novidades da edição deste ano.

A prova foi ainda pontuável para a Taça de Portugal de Ralis Terra e para o Regional Critério Jorge Amorim.

O Rali de Mortágua arrancou com a já habitual Super-Especial, na sexta-feira à noite. Milhares de pessoas concentraram-se no anfiteatro natural, junto ao Campo Juiz de Fora, que permitia visualizar todo o traçado. Perante uma multidão compacta e num cenário único, os pilotos aproveitaram para demonstrar toda a sua perícia na condução. Um verdadeiro “road show” em que não faltaram efeitos pirotécnicos à passagem dos carros e uma sessão de Fogo-de-artifício no final.

O Presidente da Câmara Municipal mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova, destacando a segurança. “O Rali terminou, correu tudo bem, não houve acidentes, nem com pilotos nem com o público, é o mais importante para nós. O Rali é emoção, adrenalina, entusiasmo, mas acima de tudo tem de ser um espetáculo visto em segurança“.

Júlio Norte sublinha o empenho do Município em manter o Rali em Mortágua, “Sabemos da concorrência doutros municípios, que também gostariam de receber esta prova, mas registamos com agrado a preferência que o CAC tem dado a Mortágua, tem sido uma parceria e cooperação exemplar, que se tem traduzido também no sucesso assinalável do Rali de Mortágua”.

Júlio Norte enaltece a colaboração das populações, afirmando que só assim é possível organizar uma prova com esta extensão, que percorre uma grande área do concelho. “Estas provas oficiais implicam sempre condicionamentos e os inerentes incómodos, mas a colaboração e compreensão das nossas populações tem sido fantástica e inexcedível”.

Desde 2006 que o Rali de Mortágua integra consecutivamente o Campeonato Nacional, merecendo a confiança da Federação Portuguesa de Automobilismo e integrando a elite do desporto automóvel nacional.

É um dos mais importantes acontecimentos desportivos da região, sendo uma referência e uma imagem de marca que promove Mortágua dentro e fora de fronteiras, atraindo inclusive equipas vindas da vizinha Espanha.

Além dos aspetos desportivo e mediático, Júlio Norte destaca o impacto positivo na economia local, sobretudo nos setores da Restauração, Hotelaria e Alojamento. “Os eventos desportivos, como também os culturais, podem ser fatores de animação económica dos territórios, e o Rali de Mortágua é um exemplo concreto. É um evento que mobiliza milhares de pessoas, que consequentemente deixam receitas”.

Por todas estas razões, refere que vale a pena investir no Rali de Mortágua. “Há um esforço financeiro do Município, mas temos de olhar também para o retorno do evento, quer económico quer promocional”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade