Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Abertura do novo ano letivo. Presidente da Câmara exortou alunos à dedicação nos estudos e ao espírito de partilha e entreajuda.

2017-09-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Neste ano letivo estão matriculados 940 alunos no Agrupamento de Escolas de Mortágua, distribuídos pelos vários níveis de ensino: 133 no Pré-Escolar, 261 no 1º CEB, 112 no 2º CEB, 202 no 3º CEB e 232 no Secundário (168 no regular e 64 nos Cursos Profissionais). No Secundário, além dos cursos regulares (Científico-Humanísticos) estão a funcionar os Cursos Profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel e Técnico de Análise Laboratorial.

Na Escola Básica de Mortágua (Centro Educativo) as aulas arrancaram no dia 12 para as crianças do Pré-Escolar, bem como para os alunos do 1º ano e 5ºano do CEB. No dia 13 tiveram início as aulas para os alunos em geral. Como tem sido habitual em anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, acompanhado pelo Diretor do Agrupamento, Rui Parada, fez questão de marcar presença naqueles dois dias de receção dos alunos e início oficial de aulas.

Os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário foram recebidos numa Sessão de Boas-Vindas realizada no Polivalente da Escola Secundária. Na Mesa que presidiu à Sessão marcaram presença o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, a Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, a Sub-Diretora do Agrupamento, Maria José Pinto, as Adjuntas da Direção, Carla Assis e Dolores Pina, o representante dos alunos, Rafael Vicente, e a Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente.

Em representação do Conselho Geral da Escola, Fátima Potró, saudou toda a comunidade educativa e dirigiu palavras especiais para os alunos, lembrando-lhes que este é o primeiro dia de um percurso repleto de desafios, novas aprendizagens e conquistas. “Esperamos ajudar cada um a encontrar em si o engenho e a arte capaz de transformar a fraqueza em força, fortalecendo-nos nas adversidades”.

E parafraseou palavras do escritor Pablo Neruda: “Se não puderes ser o sol, sê uma estrela, mas sê o melhor, no que quer que sejas”.

No final, agradeceu a dedicação de toda a comunidade educativa, e formulou votos de um ano letivo pleno de realizações pessoais, sucessos académicos e momentos muito felizes.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada, saudou os Alunos, Professores e Funcionários, bem como a presença do Presidente da Câmara Municipal e da representante da Associação de Pais. Dirigiu uma sudação especial para os novos professores que vão lecionar na Escola, desejando que tenham uma rápida integração.

Rui Parada dirigiu palavras de incentivo aos alunos, apelando à sua dedicação e ao seu empenho nos estudos, mas lembrou que “também é preciso que sejam amigos uns dos outros, que colaborem uns com os outros, que aprendam a crescer enquanto pessoas”.

Aproveitou para informar de algumas novidades no presente ano letivo, dando conta que foram realizadas obras de beneficiação geral na Biblioteca da Escola Secundária, nomeadamente ao nível do pavimento, teto, iluminação e climatização. Foram também feitas algumas benfeitorias no Bar. Anunciou ainda que vai iniciar muito em breve, talvez já na próxima semana, a obra de construção do Pavilhão Oficinal destinado aos Cursos Profissionais. E agradeceu o apoio da Câmara Municipal, que aprovou e financiou este investimento na totalidade.

A finalizar a sua intervenção, formulou o desejou aos Alunos e Professores dos maiores sucessos pessoais e escolares, bem como dos maiores sucessos pessoais e profissionais aos Funcionários.

A Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, afirmou que a Associação prossegue um objetivo comum a toda a comunidade educativa, “que é o sucesso pessoal, escolar e cívico dos alunos”. Ao que acrescentou, “é nesse sentido que a Associação de Pais vai continuar a cooperar e a ajudar no que for preciso”.

E deixou a seguinte mensagem aos alunos: ”Trabalhem, esforcem-se, porque vale a pena, levem a sério o vosso futuro, que é agora que ele está a ser construído”, finalizando com o desejo de “um bom ano para todos”.

Em representação dos alunos, Rafael Vicente (12º ano), lembrou os colegas para a necessidade de dedicação e empenho nos estudos, de forma a poderem aproveitar todas as oportunidades que a Escola tem para oferecer.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, agradeceu o convite para estar presente na abertura do ano letivo e saudou a Direção do Agrupamento, Professores, Alunos, Funcionários, bem como a representante da Associação de Pais.

Júlio Norte referiu que a Direção do Agrupamento, Professores, Funcionários, Associação de Pais e Município, funcionam como uma equipa e trabalham para um mesmo objetivo, que é promover o sucesso escolar e formar bons cidadãos. “Temos uma Escola que responde aos vossos anseios, uma Direção experiente que se esforça ao máximo para vos proporcionar as melhores condições”, afirmou.

Falando mais diretamente para os alunos, lembrou-lhes que “não há sucesso sem trabalho e dedicação”. Mas que “devem também aproveitar outras atividades complementares, como o desporto”, que são importantes para o equilíbrio pessoal e desenvolvimento integral. Exortou ainda os alunos “a trabalhar em equipa, a partilhar”, porque é essa realidade que vão encontrar na sua futura vida profissional.

Júlio Norte afirmou que tão ou mais importante que a formação académica é a formação humana. “A Escola é um espaço onde vocês têm de ser felizes, sentirem-se bem, e a nossa Escola proporciona-vos tudo isso. O Município de Mortágua tem muito orgulho na Escola que tem. Tenho a certeza que vocês vão sair daqui excelentes estudantes mas também excelentes seres humanos”.

O Presidente da Câmara disse ainda que o Município será sempre um parceiro da Escola, disponível para apoiar no que for necessário, no âmbito das suas competências e possibilidades.

E finalizou com estas palavras: “Um bom ano letivo para todos e sejam muito felizes”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Alunos apresentaram projetos criativos e inovadores2019-04-02
Festa de Natal da Escola Básica juntou Alunos, Educadoras e Professores no mesmo palco 2018-12-18
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade