Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ecovia do Mondego apresentada em Mortágua. Via ciclável pretende ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

2017-09-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O projeto da Ecovia do Mondego foi apresentado esta segunda-feira no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Mortágua.

Na cerimónia marcaram presença os Presidentes dos Municípios de Mortágua, Penacova, Santa Comba Dão, respetivamente, Júlio Norte, Humberto Oliveira e Leonel Gouveia, além do Presidente da Comunidade Intermunicipal Dão-Lafões, José Morgado, o Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Carlos Alexandrino, e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.

Promovido pelas Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e do Dão-Lafões, e Municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, o projeto pretende criar uma via ciclável com cerca de 40 km, ligando estes três concelhos. O projeto faz o prolongamento da atual Ecopista do Dão, que tem início em Viseu e termina em Santa Comba Dão, com cerca de 45 km.

A criação desta Ecovia permitirá articular e complementar a atividade física de Cycling (ciclismo de lazer), cada vez mais procurada, com os vários pontos de interesse turístico que existem nesta região, potenciando o turismo de natureza e gerando mais-valias para a economia da região.

O Vice-Presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Alexandrino, afirmou que a Ecovia, que acompanha o Vale do Mondego, “assume-se como um prolongamento da Ecopista do Dão, oferecendo mais um troço ciclável de elevada qualidade no eixo estruturante Viseu- Penacova, numa extensão aproximada de 90 km, contribuindo para a ligação entre o interior centro à rede Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica “.

Este responsável adiantou que a Ecovia será instalada maioritariamente em vias preexistentes - estradas e caminhos de terra, sendo a maior parte exclusiva para bicicletas, embora em alguns pontos partilhada com automóveis.

Um projeto inter-regional e intermunicipal que se constituirá como “uma obra estruturante para a valorização turística destes territórios e para a promoção da coesão económica e social das populações”, projetando esta região como um destino turístico de excelência para os amantes da bicicleta.

A concretização deste projeto permitirá viabilizar uma ecopista entre Viseu e Penacova, com uma extensão de cerca de 90 km, atravessando cinco concelhos (Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova), criando “a maior ciclovia contínua e sinalizada da Península Ibérica”. Uma ciclovia que, no futuro, poderá crescer até à Figueira da Foz, seguindo a rota do Mondego.

A Ecovia do Mondego tem um investimento estimado de 900 mil euros, tendo o projeto já sido submetido ao Programa Valorizar, para efeito de financiamento.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade