Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Academia Saber+ encerrou ano letivo com Caminhada e Almoço-Convívio

2017-06-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O encerramento do ano letivo 2016-2017 da Academia Saber+ foi assinalado no passado dia 16 com uma caminhada pelos passadiços de Mortágua (o percurso pedestre que liga o Barril ao Parque Verde) e um Almoço-Convívio num restaurante local.

No convívio de encerramento marcaram presença, além dos alunos e respetivos Professores/Monitores, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e o Vereador Paulo Oliveira.

No ano letivo que agora findou estiveram inscritos 84 alunos, sendo a maioria do sexo feminino. Entre os inscritos há a destacar a presença de 4 alunos naturais de Inglaterra, que estão a viver em Mortágua.

As áreas de conhecimento ministradas foram Inglês, Informática, Investigação, Cidadania e Património, Música, Expressões Plásticas. Durante o ano letivo foram realizadas várias visitas pedagógicas, nomeadamente ao Museu da Vista Alegre, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu do Pão e Aldeia Natal de Cabeça (Serra da Estrela). Os alunos puderam também experimentar aulas de Pilates, assistir a um workshop com dois conhecidos Contadores de Histórias e fazer serviço comunitário juntamente com os alunos do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua). Os alunos da Academia participaram ainda na peça de teatro “Cada imagem conta uma história, cada pessoa conta a história à sua maneira”, numa parceria com o projeto MAE, e mais recentemente participaram na recriação do Auto do Juiz de Fora.

Agostinho Viola, 80 anos, está desde o início da Academia, há dois anos. “Tem sido uma coisa maravilhosa. Acordo sempre muito motivado para ir para a Academia, com muita vontade de adquirir novos conhecimentos. O convívio também é extraordinário, já somos como uma família, conhecemo-nos uns aos outros”.

Cilene Faria, 70 anos, entrou poucos meses depois do início da abertura da Academia. “Aprendi muita coisa que nunca imaginei um dia vir a aprender, com a idade que tenho. Tem sido uma boa experiência e a camaradagem também é boa, damo-nos todos muito bem”. Além disso, diz, “tem-me feito bem em termos psicológicos, ajuda a ocupar o tempo, a sair de casa, a descontrair”.

Deirdre Lee é inglesa e frequenta a Academia desde o início. Há cerca de dois anos, ela e o marido decidiram vir viver para Portugal e fixaram-se em Mortágua, mais concretamente na aldeia da Espinho. “É um sítio calmo, temos uma linda casa que estamos a restaurar, temos uma ótima e feliz aposentação aqui”. Procuravam um lugar onde pudessem ter oliveiras, videiras, plantar vegetais, contactar com a natureza, e ter uma melhor qualidade de vida, longe da confusão das grandes “cities” inglesas.

Inscreveu-se na Academia com o objetivo muito específico de aprender a língua portuguesa, e desse modo, poder integrar-se mais na comunidade. “As pessoas são muito sociáveis e simpáticas, sentimo-nos em casa”, diz.

O Presidente da Camara Municipal dirigiu algumas palavras, agradecendo o convite para estar presente neste dia salientou o êxito que tem sido o projeto da Academia, quer em termos de adesão de interessados quer de cumprimento da missão para que foi criada, ou seja, dar resposta a uma necessidade e a um anseio sentidos na comunidade local, por parte dos seniores, de ocuparem de uma forma útil e interessante o seu tempo livre.

Júlio Norte salientou o espírito das pessoas que decidem frequentar a Academia. “As pessoas estão na Academia porque querem aprender mais, porque gostam, não é por obrigação que estão cá”. E acrescenta que a Academia também permite às pessoas conviver, fazer novas amizades e sentirem-se ativas, até do ponto de vista mental. Júlio Norte não tem dúvidas de que para algumas pessoas a Academia tem tido um significado maior: “Significou uma vida nova, como um renascer, isso é algo de muito extraordinário”.

Júlio Norte salientou ainda o contributo que os alunos da Academia têm dado em termos de participação cívica e colaboração nas atividades culturais do concelho, sejam de iniciativa municipal ou associativa.

Segundo Júlio Norte, muita gente pensava que não era possível haver uma Academia sénior em Mortágua. “Acho que a melhor resposta são vocês que a dão, através do vosso interesse, do vosso desejo de continuar e deste espírito de grupo que é fantástico“.

Terminado mais um ano letivo, Júlio Norte afirmou que “todos passaram com distinção”, e lançou o repto aos alunos para darem ideias e sugestões relativamente aos conteúdos e às atividades a desenvolver, no sentido de os fazer corresponder aos seus gostos e necessidades. A finalizar, deixou o convite aos alunos para, desde já, pré-inscreverem-se no próximo ano letivo, e desejou a todos umas ótimas férias.

Júlio Norte agradeceu ainda a dedicação e o empenho dos Professores/Monitores, felicitando-os pelo trabalho realizado ao longo do ano, e afirmou que eles são uma peça fundamental no sucesso da Academia.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Alunos apresentaram projetos criativos e inovadores2019-04-02
Festa de Natal da Escola Básica juntou Alunos, Educadoras e Professores no mesmo palco 2018-12-18
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade