Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1ª Mostra Gastronómica do Borrego decorre este fim de semana, em 13 restaurantes do concelho.

2017-04-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Município de Mortágua, em parceria com o sector da Restauração do concelho, promove nos próximos dias 8 e 9 a 1ª Mostra Gastronómica do Borrego. O evento dá a saborear diversos pratos confecionados com a carne deste ovino, apresentados pelos 13 restaurantes aderentes. Entre as sugestões estão pratos como Borrego no Forno, Caldeirada de Borrego, Borrego Grelhado, Ensopado de Borrego, entre outras novidades. O prato de borrego, especialmente o borrego no forno, é presença habitual à mesa dos mortaguenses nesta altura festiva do ano, como aliás acontece noutras regiões do país.

Para além do convite para degustar as variadas iguarias à base do borrego, os visitantes habilitam-se ainda ao sorteio de três prémios: 1 voucher fim-de-semana para duas pessoas (inclui jantar e dormida) no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa; 1 voucher de 100 euros e outro de 50 euros, também para duas pessoas, a ser utilizado num dos restaurantes aderentes.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, lembra que desde há vários anos a esta parte que o Município e os restaurantes falavam em organizar um evento gastronómico na altura da Páscoa. “Lançámos esse desafio aos restaurantes e mostrámos a nossa disponibilidade para apoiar. A sugestão dos restaurantes foi sempre o borrego e especificamente nesta época festiva do ano”.

O Município de Mortágua, em parceria com os restaurantes do concelho, já organiza no final do mês de outubro o Fim-de-Semana da Lampantana, um evento que já está afirmado e consolidado. “Estamos a falar em ambos os casos em carne de ovino, mas a semelhança fica por aí, porquanto a Lampantana obedece a um determinado ritual de confeção, tem subjacente toda uma tradição histórica, cultural e económica, é uma marca registada do Município. Além disso, é confecionada praticamente ao longo de todo o ano. No caso do borrego, tem uma presença mais restrita à época da Pascoa”, explica. Os restaurantes têm liberdade de confecionar diferentes pratos à base do borrego, podem apresentar sugestões, mostrar a sua inovação e criatividade.

Júlio Norte refere que este evento é importante para dinamizar a economia local. “Não são apenas os restaurantes que beneficiam com a organização desta Mostra, é um mercado local mais vasto, desde talhos, padarias, supermercados, produtores agrícolas. É toda uma cadeia de valor que é gerada”.

A Mostra é ainda um contributo na promoção e valorização do património gastronómico de Mortágua e mais um fator de atração de visitantes ao concelho, numa época em que muitos portugueses aproveitam para fazer as primeiras férias do ano.

Júlio Norte deixa o convite às pessoas para visitarem Mortágua neste fim-de-semana, salientando que há diferentes pratos para provar e ainda podem ter a surpresa de ganhar um prémio.

 

Restaurantes aderentes

 

Aldeia Sol - Vila Meã

A Roda - Mortágua

A Mó - Barracão/EN234

A Lanchonete - Mortágua

Adega dos Sabores - Mortágua

Café Park- Mortágua

Fazenda - Vale de Açores

Juiz de Fora- Mortágua

Lagoa Azul – Almacinha/IP3

Floresta - Moinho do Pisco/EN334-1

Montebelo Aguieira- Vale da Aguieira/IP3

Orlando- Sula/EN234

Teu Amigo – Barracão


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade