Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua dá as boas vindas à Primavera com ciclo de atividades culturais. Feira da Primavera coloriu a Praça do Município.

2017-03-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Na sua terceira edição, o Festival da Primavera é uma iniciativa promovida pelo Município de Mortágua, em colaboração com várias Associações Locais. Como o próprio nome já sugere, trata-se de um evento carregado de simbolismo, que celebra a chegada da estação do sol, das cores, da renovação e da vida.

Mais uma vez o evento tem carácter descentralizado, levando espetáculos de Música, Folclore e Teatro a várias localidades do concelho, entre os meses de Março e Maio. Os espetáculos são dinamizados por associações do concelho, como Filarmónica, Coral Juvenil Sílvia Marques, Orfeão Polifónico, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo” e Teatro Experimental de Mortágua.

O Festival arrancou no passado dia 26, com a Feira da Primavera, na Praça do Município. O estado do tempo neste fim-de-semana não fez jus aos atributos da estação, com chuva e frio, o que prejudicou a afluência de visitantes, e também o programa de animação. Hoje, com as modernas tecnologias, é possível saber o tempo que vai fazer com alguma segurança, e as previsões metereológicas indicavam chuva para este dia. Por essa razão, foi antecipadamente instalada uma tenda gigante para receber os expositores e visitantes. Um cenário em tudo idêntico ao que aconteceu no ano anterior, em que também o São Pedro não quis colaborar.

À semelhança da edição transata, a Feira da Primavera coincidiu com a realização da Maratona BTT de Mortágua, enchendo de gente, animação e colorido a Praça do Município.

No espaço da Feira os visitantes podiam contar com uma grande diversidade de produtos, desde agrícolas, alimentares (bolos, doces, compotas e pão caseiros, queijos, enchidos), artesanais (peças em terracota, madeira, tecido, metais), além de café, licores caseiros, ginjinha de Óbidos. Os visitantes podiam também almoçar ou petiscar na Feira, estando o serviço gastronómico a cargo da Associação de Macieira e Tarrastal.

Como já se previa, a afluência de visitantes aumentou sobretudo depois do almoço. A partir da tarde, a Feira ganhou especial animação com a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Passos de Silgueiros (Viseu). Este grupo era para atuar no palco montado em frente à escadaria da Câmara Municipal, mas devido ao estado do tempo, teve que se improvisar um espaço dentro da própria tenda da Feira. Mesmo sem as condições ideais, o Grupo conseguiu ultrapassar essas dificuldades e encantou todo o público ali presente com as suas canções de raiz popular e tradicional, maioritariamente da região das Beiras, mas igualmente do Minho e Alentejo.

A presença deste grupo suscitou uma enorme curiosidade na população, sabendo-se que o mesmo tinha atuado em janeiro deste ano para o Papa Francisco, no Vaticano. “Estávamos a ensaiar, gostaram tanto de nós que os funcionários do Vaticano convidaram-nos a tocar durante a entrada do Papa na sala Paulo VI. Depois do beija-mão tivemos oportunidade de tocar só para ele, um tema de janeiras chamado “Os Pastorinhos” mas com quadras que tínhamos feito dedicadas ao Santo Papa“, explicou Rui Rodrigues, Diretor Musical do grupo.

O grupo já atuou também na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, e mais recentemente na BTL de Lisboa, além doutras atuações pelo País.

Para além deste grupo estava prevista a atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”, de Mortágua, no mesmo palco. No entanto, tal não foi possível, devido ao estado do tempo e pelo facto do palco se encontrar molhado, o que seria muito perigoso para os dançarinos. A atuação ficou adiada para data e momento oportunos, a acordar com o grupo folclórico.

 

Programa do Festival da Primavera

Dia 26

. Feira da Primavera

. Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”

. Grupo de Cavaquinhos de Passos de Silgueiros

Local: Vila de Mortágua- Praça do Município

 

Dia 2

. Coral Juvenil Sílvia Marques

Local: Vale de Açores - Sede do Rancho Folclórico e Etnográfico


9 de Abril

. Rancho Folclórico “Os Unidos” de Mortágua

Local: Centro Cultural e Recreativo de Pomares

6 de maio

.Teatro Experimental de Mortágua

Local: Associação Cultural e Desportiva de Vale de Paredes

7 de Maio

. Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores –

Local: Centro Cultural da Marmeleira

14 de Maio

. Orfeão Polifónico de Mortágua

Local: Associação Cultural e Recreativa de Macieira e Tarrastal

. Filarmónica de Mortágua

Local: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Vila Nova

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade