 Realizou-se no passado dia 6 uma Sessão de Esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, dirigida aos alunos do 12º ano, dos cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais, do Agrupamento de Escolas de Mortágua. A sessão foi promovida pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, e Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Mortágua, e pretendeu informar e sobretudo esclarecer os jovens sobre questões e dúvidas que tenham relativamente às condições de acesso ao Ensino Superior. Maria da Conceição Pereira, coordenadora técnica do Gabinete de Acesso do Ensino Superior de Viseu, prestou esclarecimentos sobre variados itens que os alunos devem ter em atenção no processo de candidatura, nomeadamente em termos de notas mínimas, exames nacionais, provas de ingresso, opções de cursos, alterações ao preenchimento da candidatura, entre outros assuntos. Segundo esta Coordenadora, o objetivo destas sessões “é ajudar os alunos a fazer uma candidatura racional, consciente e bem-sucedida”. O ponto de partida é o aluno saber o que quer seguir e depois ter em atenção a nota mínima de entrada no curso (tendo como referência a nota do último aluno no ano anterior), a fórmula de cálculo, quais são as provas de ingresso que tem de fazer e quais são os exames nacionais a que correspondem as provas de ingresso. Foi-lhes também dito que alguns cursos têm pré-requisitos, obrigando à realização de provas de aptidão para se poder ingressar, como acontece por exemplo na área do Desporto, da Música.
Aos alunos foi também explicado que têm seis opções de curso ao seu dispor, devendo colocar as prioridades por ordem decrescente de importância. Foram ainda esclarecidos para o facto da data de entrada ou registo da candidatura não ser critério de valoração, mas sim as notas obtidas. Os alunos foram também alertados para a existência, na maioria dos Institutos Politécnicos, para a chamada preferência regional, uma quota percentual destinada aos alunos da área geográfica de influência abrangida pelo estabelecimento de ensino. Aquela Coordenadora referiu que a plataforma da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) está construída de uma forma muito pedagógica e facilita muito o trabalho ao aluno, possuindo inclusive um sistema de alerta quando o aluno está a candidatar-se a um curso para o qual não reúne as condições exigidas. “A informação está toda à distância de um clique, os alunos só têm de preocupar-se em estudar e tirar as melhores notas, e saber de antemão qual o exame nacional que vão fazer e qual a nota mínima exigida por aquela Instituição de Ensino Superior”, explicou. Durante a sessão procedeu-se a uma simulação do preenchimento de uma candidatura (virtual), tendo sido convidados dois alunos a fazer a sua inscrição, com base nas suas preferências de curso e notas finais (previsíveis) dos exames nacionais. O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior de Viseu, funciona nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu. Está aberto todos os dias úteis do ano para prestar informações, sendo que na fase do concurso nacional de acesso, existe uma equipa específica que ajuda os alunos a fazer os procedimentos de candidatura. .JPG)
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