Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Projeto INOVSTART apoia a criação de novas empresas e/ou negócios

2017-01-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o seminário de apresentação e divulgação do projeto INOVSTART. Trata-se de um projeto dinamizado pela ACIBA (Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira), que tem como objetivo apoiar a criação de novas empresas e/ou negócios, nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova, em todos os setores de atividade, especialmente de base tecnológica, inovadora e diferenciadora.

Na plateia encontravam-se empresários, representantes de Instituições Bancárias e de entidades formadoras, do concelho, Coordenador Executivo da ADICES, sendo de mencionar ainda a presença de um grupo de jovens da Escola Secundária.

O INOVSTART destina-se a todos/as os/as empreendedores/as que tenham uma ideia de negócio, necessitem de apoio para a sua concretização, e pretendam implementá-la nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova.

O que conta é que a ideia de negócio seja implementada num destes concelhos, mesmo que o empreendedor seja residente noutro ponto do país.

A apresentação esteve a cargo do Engº. Alexandre Cardoso, Coordenador /Consultor na Consulset, Consultoria e Marketing, SA, que deu a conhecer os benefícios que podem obter os empresários/empreendedores que se candidatem ao projeto.

Os benefícios do INOVSTART traduzem-se no apoio à elaboração de planos de negócio; acompanhamento de todo o processo de constituição da empresa, incluindo o apoio jurídico necessário; aconselhamento sobre possíveis apoios financeiros existentes no Portugal 2020, incluindo apoio na elaboração da respetiva candidatura; apoio técnico e consultoria nas áreas de Marketing e Comunicação, Qualidade, Económico-Financeira e Jurídica. Os apoios são gratuitos.

Está prevista a criação de um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, bem como a criação de um WebPortal onde as pessoas podem aceder a informação relevante de âmbito empresarial e económico-financeira, entre outras funcionalidades.

O projeto inclui ainda um Concurso de Ideias Empresariais, destinado a jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, possuidores de uma ideia de negócio que pretendam ver concretizada nos concelhos de Mealhada, Mortágua ou Penacova. O concurso pretende fomentar e promover o espírito empreendedor, distinguindo jovens com ideias de negócio inovadoras com especial incidência nas de base cultural, criativa e tecnológica, e promover projetos inovadores e/ou diferenciadores apoiando-os com vista à criação de novas empresas.

Haverá prémios para as 3 três melhores ideias de negócio, além de apoio gratuito de consultoria especializada. A apresentação das candidaturas decorre até 17 de fevereiro (informação completa em www.inovstarat.aciba.pt.)

A cerimónia de apresentação do INOVSTART contou ainda com uma palestra subordinada ao tema “Competências, qualificações e criação de emprego”, em que foi orador convidado o Dr. Jorge Gaspar, ex-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e Professor Coordenador do ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências. Após as apresentações seguiu-se um período aberto a questões ou esclarecimentos por parte da plateia.

O Presidente da Direção da ACIBA, Carlos Pinheiro, agradeceu o apoio do Município de Mortágua nesta ação e expressou o desejo de que este projeto sirva de “semente” que faça germinar mais o empreendedorismo, levando à criação de mais empresários e empresas nestes três municípios.

Carlos Pinheiro incentivou as pessoas a arriscar, a desenvolver a sua própria ideia de negócio e a aproveitar estes apoios, que não sendo apoios financeiros diretos, são apoios fundamentais para quem quer arrancar com a sua própria empresa ou negócio.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, encerrou a sessão, tendo saudado a presença dos convidados e da assistência, e dirigido uma sudação especial para os jovens estudantes ali presentes. Felicitou ainda a ACIBA pela promoção deste projeto e manifestou o seu agrado por haver finalmente um parceiro e um interlocutor que congrega os comerciantes e os industriais do concelho de Mortágua (além da Mealhada e Penacova), colmatando uma lacuna há muito sentida. A propósito deste projeto, Júlio Norte afirmou que é importante que quem queira desenvolver uma ideia de negócio possa ter o necessário acompanhamento e apoio, nomeadamente quanto às questões mais burocráticas.

Júlio Norte referiu-se à questão do emprego, que considerou um tema central na sociedade atual. Lembrou que o mercado de trabalho evoluiu, sendo hoje completamente diferente do que era há umas décadas atrás. “O emprego para toda a vida, que era uma realidade no passado, deixou de existir”, afirmou. Além disso, referiu, a procura e a oferta de emprego passaram a ter uma escala maior, traduzindo os fenómenos da mobilidade social e laboral próprios de uma economia cada vez mais global.

O Presidente da Câmara reafirmou a aposta do Município em criar todas as condições que permitam a fixação de pessoas, quadros qualificados, empresários e empreendedores, no concelho.

Aproveitou para informar, que na reunião de Câmara, realizada naquela mesma tarde, tinha sido adjudicada a empreitada de execução da “2ª fase das Infraestruturas da Ampliação do Parque Industrial”, que corporiza a aposta do Município no desenvolvimento e na criação de emprego. A finalizar, referiu que “o Município de Mortágua é amigo do empreendedorismo e está sempre de portas abertas para receber e ouvir os empresários e quem queira investir no concelho”.

Os interessados em obter mais informações/esclarecimentos sobre o projeto INOVSTART podem contactar a ACIBA, através do nº de telefone 231201606 ou do correio eletrónico geral@aciba.pt


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade