Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inglês chega a cerca de 160 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico

2006-03-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Programa abrange todas as escolas


Desde o início do ano lectivo que cerca de 160 alunos dos 3 e 4º anos do Ensino Básico beneficiam da aprendizagem do Inglês, passando a integrar o projecto educativo. O município de Mortágua foi um dos que aderiu ao Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Ministério da Educação. Trata-se de uma oferta pública extra-escolar, de complemento educativo e de frequência gratuita. As aulas funcionam nas Escolas Básicas de Espinho, Felgueira, Marmeleira, Mortágua (2 turmas), Pala, Vale de Açores, Vale de Remígio, Vila Meã e Vila Moinhos, num total de 10 turmas. A autarquia assegura o fornecimento dos livros, a contratação dos professores e o transporte das crianças para os locais de ensino. O programa é desenvolvido em horário extracurricular, um dia por semana e as aulas têm a duração de 90 minutos.
Na sala de aula ninguém chama pela professora. Chamam-lhe “teacher”. É o primeiro sinal de uma nova realidade educativa que estamos a viver, uma enorme transformação no sistema de ensino. Para a professora Sofia Paredes, uma das duas professoras que lecciona a disciplina, está a ser uma experiência muito gratificante.
“As crianças mostram-se muito receptivas e motivadas, são elas próprias que querem aprender novas coisas, novas expressões. Tem sido para mim uma surpresa muito agradável”. Este é considerado um ano de experiência, de adaptação, sendo o primeiro contacto com uma nova língua, para a grande maioria delas. “O que é fundamental nesta fase é fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua, fazê-los gostar e motivar. Temos que ir com alguma calma, não podemos estar com uma atitude rígida”. Na opinião desta docente, os conhecimentos adquiridos vão facilitar a evolução da aprendizagem. “Quando chegarem ao 2º ciclo já têm algumas bases e encaram com mais naturalidade essa aprendizagem, que já poderá ser mais aprofundada”.
O apoio da Câmara Municipal é registado. “A Câmara Municipal ofereceu o kit de livros e essa é uma atitude que deve ser enaltecida, porque não aconteceu em todos os municípios que aderiram ao programa. Tenho alguns colegas que não tiveram a mesma sorte e ficam admirados, pela positiva, quando lhes refiro o caso de Mortágua”.

“É um pequeno passo agora, mas será um grande salto no futuro”
- Afonso Abrantes, Presidente da Câmara Municipal


“É uma aposta no futuro. Estamos agora a lançar as sementes, os frutos vamos colher daqui a alguns anos. Vai ser uma ferramenta extremamente importante quando chegarem à idade de entrarem no mercado de trabalho”, destaca o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes. Para o autarca este é um passo também importante para a consciência e afirmação de uma cidadania europeia plena, “hoje fala-se cada vez mais em União Europeia, é esse o espaço em que nos movemos e no qual estamos cada vez mais integrados a nível político, económico, cultural, etc”. Segundo Afonso Abrantes, a aprendizagem de uma língua como o inglês, a mais universal de todas, desde a escola básica, fará com que os nossos jovens “estejam mais bem preparados e tenham maiores possibilidades de sucesso na economia e sociedade global”.

Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade