Programa abrange todas as escolas
Desde o início do ano lectivo que cerca de 160 alunos dos 3 e 4º anos do Ensino Básico beneficiam da aprendizagem do Inglês, passando a integrar o projecto educativo. O município de Mortágua foi um dos que aderiu ao Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Ministério da Educação. Trata-se de uma oferta pública extra-escolar, de complemento educativo e de frequência gratuita. As aulas funcionam nas Escolas Básicas de Espinho, Felgueira, Marmeleira, Mortágua (2 turmas), Pala, Vale de Açores, Vale de Remígio, Vila Meã e Vila Moinhos, num total de 10 turmas. A autarquia assegura o fornecimento dos livros, a contratação dos professores e o transporte das crianças para os locais de ensino. O programa é desenvolvido em horário extracurricular, um dia por semana e as aulas têm a duração de 90 minutos.
Na sala de aula ninguém chama pela professora. Chamam-lhe “teacher”. É o primeiro sinal de uma nova realidade educativa que estamos a viver, uma enorme transformação no sistema de ensino. Para a professora Sofia Paredes, uma das duas professoras que lecciona a disciplina, está a ser uma experiência muito gratificante.
“As crianças mostram-se muito receptivas e motivadas, são elas próprias que querem aprender novas coisas, novas expressões. Tem sido para mim uma surpresa muito agradável”. Este é considerado um ano de experiência, de adaptação, sendo o primeiro contacto com uma nova língua, para a grande maioria delas. “O que é fundamental nesta fase é fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua, fazê-los gostar e motivar. Temos que ir com alguma calma, não podemos estar com uma atitude rígida”. Na opinião desta docente, os conhecimentos adquiridos vão facilitar a evolução da aprendizagem. “Quando chegarem ao 2º ciclo já têm algumas bases e encaram com mais naturalidade essa aprendizagem, que já poderá ser mais aprofundada”.
O apoio da Câmara Municipal é registado. “A Câmara Municipal ofereceu o kit de livros e essa é uma atitude que deve ser enaltecida, porque não aconteceu em todos os municípios que aderiram ao programa. Tenho alguns colegas que não tiveram a mesma sorte e ficam admirados, pela positiva, quando lhes refiro o caso de Mortágua”.
“É um pequeno passo agora, mas será um grande salto no futuro”
- Afonso Abrantes, Presidente da Câmara Municipal
“É uma aposta no futuro. Estamos agora a lançar as sementes, os frutos vamos colher daqui a alguns anos. Vai ser uma ferramenta extremamente importante quando chegarem à idade de entrarem no mercado de trabalho”, destaca o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes. Para o autarca este é um passo também importante para a consciência e afirmação de uma cidadania europeia plena, “hoje fala-se cada vez mais em União Europeia, é esse o espaço em que nos movemos e no qual estamos cada vez mais integrados a nível político, económico, cultural, etc”. Segundo Afonso Abrantes, a aprendizagem de uma língua como o inglês, a mais universal de todas, desde a escola básica, fará com que os nossos jovens “estejam mais bem preparados e tenham maiores possibilidades de sucesso na economia e sociedade global”.
|