Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Empreendedorismo. Turma do 4º B da Escola Básica recebeu a visita das mascotes “Gaspar e Inês”

2017-01-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os 20 alunos da turma do 4º B da Escola Básica de Mortágua/Centro Educativo receberam na manhã do dia 18 a visita do Gaspar e da Inês, as mascotes do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.

Além dos alunos estiveram presentes responsáveis da Direção do Agrupamento de Escolas de Mortágua, o Vereador Paulo Oliveira, em representação do Município (que é entidade parceira no projeto) e os professores que estão a coordenar o projeto ao nível do 1º Ciclo e do Agrupamento.

A dupla de mascotes conquistou o coração dos alunos, que retribuíram com abraços e a oferta de um desenho gigante onde se podia ler: “O empreendedorismo ajuda-nos no nosso futuro!”. Os alunos mostraram grande entusiasmo à volta do projeto e vontade de começar esta “aventura” pelo mundo do empreendedorismo. À pergunta do Gaspar se sabiam o que era o empreendedorismo, os alunos associaram palavras como pensar, comunicar, trabalhar em grupo, ser criativo, o que mostra que estão já identificadas com o conceito.

Na 4ª edição, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM). Este ano e pela primeira vez, a intervenção do programa foi alargada às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo mais de 1000 alunos nesta ação de estímulo ao empreendedorismo. O Gaspar e a Inês são as mascotes de promoção do programa junto destes alunos.

A “Aventura do Gaspar” é um projeto educativo que pretende proporcionar aos alunos do 1º Ciclo dos 19 Municípios da CIM Região de Coimbra, o desenvolvimento de competências básicas ao nível do empreendedorismo, adequadas à sua idade escolar.

Este projeto engloba 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem. Perfil empreendedor, criatividade, comunicação e alfabetização financeira são as temáticas/competências a desenvolver com os alunos.

Neste dia cada aluno recebeu o “kit do empreendedor” composto por um livro de atividades sobre os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e diverso material escolar.

No final do projeto os alunos irão apresentar uma peça de teatro, sempre associada ao empreendedorismo ou a certas características do território.

No que diz respeito ao 3º Ciclo, a 4ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” inclui, pela primeira vez, a iniciativa “Expo Empresas”.

As turmas serão desafiadas a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como respetivos empresários. No caso dos alunos do Ensino Secundário e Profissional, mantem-se o mesmo modelo de concurso de ideias municipais e intermunicipais.

Em todos os municípios existe a figura do “professor embaixador”, que é digamos o responsável pela coordenação do projeto a nível de cada Agrupamento, e que funciona também como elemento de ligação entre a CIM, a equipa de projeto e a Escola. Na área do Município de Mortágua cabe à Professora Carla Mota desempenhar essa função. Os Professores Celso Portugal e Ângela Nascimento, são responsáveis pela orientação do projeto ao nível do 1º Ciclo.

Recorde-se que no ano letivo transato o Agrupamento de Escolas de Mortágua venceu a fase intermunicipal (CIM-Região de Coimbra) e regional (CCDRC), no escalão do 3º Ciclo, com o projeto “Walkink Pal”. Por isso mesmo, Mortágua irá receber em maio a final do concurso intermunicipal para o 3º Ciclo.

O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local. É dedicado aos alunos/as e docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário/Profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade