Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Bispo da Diocese de Coimbra visitou Espaço de Lazer de Vila Moinhos.

2017-01-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Resposta social direcionada para idosos da freguesia do Sobral.

O Bispo da Diocese de Coimbra, Virgílio Antunes, efetuou no passado dia 11 uma visita às instalações do Espaço de Lazer da Freguesia do Sobral.

D. Virgílio Antunes esteve presente na Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, e no final foi convidado a visitar este espaço vocacionado para o apoio à população idosa.

Este equipamento é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, mediante protocolo estabelecido com a Câmara Municipal, e resultou da adaptação da antiga Escola Primária e Pré-Primária de Vila Moinhos. Nesta visita, D. Virgílio Antunes esteve acompanhado pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Vítor Fernandes, pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Vítor Seabra, pelo Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto de Segurança Social,Telmo Antunes, pelo Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e pelo Vereador Paulo Oliveira. Estiveram ainda presentes elementos dos Órgãos Sociais e Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

À sua chegada, D. Virgílio Antunes foi recebido pela Diretora Técnica do Espaço de Lazer, Maria Jorge, e cumprimentou os idosos da freguesia que ali se encontravam. D. Virgílio Antunes visitou as instalações, tomou conhecimento do funcionamento e serviços que vão ali ser prestados, seguindo-se no final um lanche-convívio.

O Espaço de Lazer ainda não se encontra em funcionamento, o que deverá acontecer muito em breve. Recentemente a Santa Casa proporcionou um lanche aberto à comunidade idosa local, realizado naquele equipamento, que serviu sobretudo para as pessoas conhecerem as condições físicas e familiarizarem-se com o espaço.

Neste momento, a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com o Gabinete de Ação Social do Município, está no terreno a contactar os idosos da freguesia no sentido de dar a conhecer o Espaço de Lazer (horários, acesso, serviços) e fazer uma prospeção das que necessitam e estão interessadas no seu apoio. Neste momento já há várias pessoas que manifestaram interesse em se inscrever.

O Espaço de Lazer visa proporcionar serviços adequados à satisfação da necessidade básicas dos utentes; estabilizar ou retardar as consequências do envelhecimento; promover as relações interpessoais e intergeracionais; prestar apoio psicológico e social, contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia; e inverter a tendência para a institucionalização dos idosos.

Aos utentes serão proporcionadas atividades socioculturais, lúdico-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva; serviços de nutrição e alimentação; tratamento da roupa; preparação e administração de fármacos, quando prescritos; cuidados de imagem. O equipamento assegura ainda serviços de apoio ao nível de enfermagem e fisioterapia; articulação com os serviços locais de saúde, quando necessário; e apoio social. Os utentes vão ainda poder utilizar as Novas Tecnologias (Videochamada, Messenger) para comunicar com familiares que estão no estrangeiro, ajudando a quebrar a distância e a mitigar as saudades.

Em termos físicos, o Espaço de Lazer é composto por duas salas de convívio, onde decorrem as atividades, refeitório, e casas de banho. No exterior vai ser criada uma zona de horta, para os utentes que têm o hábito de realizar pequenas tarefas agrícolas, além de uma área ajardinada.

O equipamento, com capacidade para 24 utentes, destina-se a todas as pessoas que precisem dos serviços ali prestados, com prioridade para pessoas a partir dos 65 anos.

No caso das pessoas da freguesia que vivem mais longe e não tenham meios de se deslocar, a Santa Casa irá assegurar o transporte entre a habitação e o Espaço de Lazer. Os idosos da freguesia do Sobral, que atualmente frequentam o Centro de Dia da Santa Casa, caso seja sua vontade, poderão mudar- se para este espaço, beneficiando da proximidade e dos mesmos serviços que já são assegurados. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, sem interrupção. No entanto o regime de frequência é flexível, ou seja, as pessoas podem optar por frequentar o horário completo ou parcial (manhã ou tarde). Para mais informações, as pessoas poderão contactar a Santa Casa através dos seguintes contactos: Email: vilamoinhos@scmmortagua.pt; geral@scmmortagua.pt; tlf. 231 927 490

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, destaca a importância deste tipo de resposta social, tendo em consideração a realidade demográfica e territorial do concelho, com uma elevada percentagem de população envelhecida e um povoamento disperso por 92 aldeias, na sua grande maioria rurais.

Segundo Júlio Norte, “a solidão, o isolamento, é talvez o maior problema que afeta hoje os idosos”, referindo que é uma grande preocupação do Município a implementação de politicas e ações que promovam o envelhecimento ativo e saudável. “Felizmente as pessoas têm hoje mais esperança de vida, mas é fundamental que a ela esteja também associada a qualidade de vida”, diz.

O Município tem vindo a requalificar as antigas escolas primárias, entretanto desativadas, reafectando-as para fins sociais ou para a instalação de Associações. “É uma solução que permite travar o abandono e degradação destes edifícios, que têm um forte simbolismo para as populações, e continuarem ao serviço da comunidade, agora não servindo a Educação, mas a Ação Social, a Cultura, o Associativismo”.

Este tipo de respostas sociais, sejam centros de dia, centros de noite ou centros comunitários, bem como o apoio domiciliário, sublinha, “evitam o desenraizamento da pessoa do seu habitat, das suas relações de vizinhança, dos seus hábitos diários, e ao mesmo tempo evitam ou retardam o recurso a estruturas institucionalizadas”. “Essa é a solução ideal, na medida do possível, mas para tal é necessário que hajam estas respostas”, enfatiza.

O Município de Mortágua pretende alargar este tipo de resposta social a outras freguesias. No âmbito da Rede Social, estão previstos os projetos de criação do Centro Comunitário da Freguesia de Espinho, através da reabilitação e reconversão do ex-Centro de Animação e Educação Infantil e Associação Cultural e Desportiva, e do Centro Comunitário/Centro de Noite de Pala, a instalar na antiga Escola Primária desta localidade.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade