Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças da Escola Básica, Jardim-Escola João de Deus e utentes da Santa Casa da Misericórdia cantaram as Janeiras ao Executivo Municipal

2017-01-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em Dia de Reis, as crianças da Escola Básica de Mortágua e do Jardim-Escola João de Deus, saíram à rua para cantar as Janeiras. Numa manhã de sol de inverno, as crianças percorreram as principias artérias da Vila a entoar cânticos tradicionais de boas festas, surpreendendo e encantando quem andava na rua.

As crianças envergavam coroas de papel na cabeça, a imitar os Reis Magos, e algumas faziam-se acompanhar de instrumentos tradicionais, como pandeiretas, ferrinhos, maracas, reco-reco, viola. Junto a cada estabelecimento entoaram efusivamente canções de boas festas e de saudação e mostraram muita animação e alegria em torno da vivência desta tradição festiva de cariz popular.

Em cada paragem as oferendas eram diferentes, consoante o tipo de estabelecimento comercial, desde chouriças, guloseimas e dinheiro. Todos os comerciantes e até alguns clientes fizeram questão de dar a sua oferenda simbólica, encantados com os pequenos Reis Magos.

Como é habitual, não faltou uma visita aos Paços do Concelho, tendo sido recebidos pelo Presidente da Câmara, Vereadores do Executivo e Funcionários, que agradeceram o gesto e retribuíram com uma oferta simbólica. No final o Presidente da Câmara formulou votos de um bom ano a todas as crianças, Professores, Educadoras e Auxiliares.

As crianças de 5 anos de idade da Escola Básica (Pré-Escolar), por sua vez, andaram a cantar as Janeiras pelas ruas da povoação da Gândara, mais próxima do centro escolar.

Também os utentes da Santa Casa da Misericórdia (Lar de Idosos, Unidade de Cuidados Continuados integrados e Centro de Atividades Ocupacionais) cantaram as janeiras ao Executivo Municipal, recebendo também uma lembrança simbólica.

O Cantar das Janeiras marca o encerramento dos festejos natalícios em Mortágua. Além das Escolas e das Instituições, alguns grupos informais e Associações Locais mantêm o costume de cantar as Janeiras porta-a-porta.

O “Cantar as Janeiras” ou “Cantar os Reis” é uma tradição antiga em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um Feliz Ano Novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.

A origem desta tradição baseia-se em costumes pagãos, como muitas outras tradições cristãs. Entre os deuses da mitologia dos Romanos, contava-se Janus, que significa deus das portas, das passagens, que as fechava e abria no regresso. É do seu nome que deriva a denominação do primeiro mês do ano, Janeiro. Daí então a tradição de cantar as Janeiras, ou seja desejar Boas Entradas, Bom Ano, como os romanos faziam ao iniciarem mais um ano saudando-se em nome de Janus, o porteiro celestial. Invocava-se no início de um novo período, na esperança de serem afastados os maus espíritos. Em sua honra se cantavam então as “janeiras”, cânticos a JANO.

O Cristianismo assimilou e transformou esta tradição pagã na anunciação do nascimento do Menino, passando a desejar um feliz ano novo e alargando-a até ao Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, o dia de Reis terá sido o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Magos do Oriente, Melchior, Baltazar e Gaspar, que ofereceram três presentes ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade