Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua integra projeto-piloto que visa valorizar e potenciar a floresta

2017-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua, juntamente com os Municípios de Vouzela, Sertã e Oleiros, vão integrar um projeto- piloto, designado “Forest For Future”, que tem como objetivo potenciar a floresta existente ao nível da produção e transformação dos produtos florestais. O projeto vai ser coordenado pela Universidade de Coimbra, terá numa primeira fase a duração de dois anos, e deverá contar com um apoio na ordem dos dois a 3 milhões de euros, de fundos europeus.

A ideia é aproveitar o Know-how dos centros de conhecimento e investigação, como é o caso da Universidade de Coimbra, e aplicá-lo na floresta, por forma a trazer inovação, diversificação e sustentabilidade à fileira florestal, e soluções adaptadas às especificidades de cada um destes territórios.

O projeto quer, por exemplo, desenvolver soluções ao nível do mapeamento florestal, monitorização florestal, criação de novos produtos e introdução de novos clones de plantas e novas espécies.

O Presidente da Câmara Municipal considera que este tipo de parcerias, envolvendo o Município, os produtores, as empresas e proprietários florestais, por um lado, e as entidades de investigação, como as Universidades, por outro, é crucial para o futuro da floresta e do setor, “porque pode trazer um valor acrescentado à fileira florestal”. Além disso, pode ser de grande utilidade em termos de prevenção, estudos e recomendações, nomeadamente quanto a fatores naturais, abióticos (pragas, doenças), e de mercado, que têm influência na floresta e na atividade económica associada.

“É importante que os produtores e as empresas do setor florestal estejam atentos às mudanças, às ameaças, como de igual modo é importante que conheçam as mais modernas soluções técnicas e científicas, as novas oportunidades de negócio, as novas áreas a explorar, para que estejam melhor preparados e capacitados para enfrentar os desafios do futuro”.

“É fundamental que esse conhecimento tenha aplicação prática e chegue às pessoas que trabalham na fileira florestal”, acrescenta, promovendo uma ligação e colaboração profícua entre o saber e o saber- fazer, ou seja, entre as Universidades e os que estão no terreno.

O Município de Mortágua, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, apresentou também uma candidatura na área da floresta e vocacionada para a IC&DT (Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico).

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade