Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município distribuiu Cabaz de Natal Solidário

2016-12-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

É já um gesto comum nesta época do ano, o Município proceder à distribuição de um Cabaz de Natal solidário por famílias carenciadas do concelho.

Este ano foram 78 os agregados familiares beneficiários da iniciativa, com base no levantamento feito pelos Serviços Sociais do Município, após terem sido auscultadas as entidades e instituições que integram a Rede Social Concelhia. A seleção das famílias teve em consideração as condições socio-económicas dos agregados familiares e outras situações atendíveis, sendo que em comum existe um contexto de fragilidade ou vulnerabilidade que compromete a satisfação de necessidades básicas.

O Cabaz de Natal integrou produtos alimentares básicos, como arroz, azeite, óleo, leite, farinha, açúcar, bem como os produtos típicos desta quadra festiva, como a bacalhau para a Consoada, o Bolo-Rei. No caso das famílias com crianças, o Cabaz integrou ainda outros produtos, como chocolates e brinquedos, doados por uma empresa e colaboradores de uma empresa, respetivamente, ambos do concelho.

A distribuição do Cabaz de Natal esteve a cargo da Vereadora Emília Matos, da Assistente Social da Câmara, Ana Gonçalves, auxiliadas pelo funcionário municipal Pedro Lopes, que além das caixas com os bens, deixaram em cada casa palavras de conforto e esperança e os tradicionais votos de um Feliz Natal.

Um Natal que certamente vai ser mais feliz, com mais conforto e alegria.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, a distribuição do Cabaz de Natal tem um “significado simbólico”, em atenção à quadra que estamos a viver, “que é por excelência a quadra da fraternidade e da solidariedade”.

Um gesto que, no entanto, não deixa de ter um grande significado para as famílias que o recebem, não só pelo conteúdo material, mas sobretudo pela mensagem que transmite, de que há quem se preocupe com elas, se lembra delas, especialmente nesta quadra.

“Queremos que estas famílias passem um Natal igual ou semelhante a tantas outras famílias, com o tradicional bacalhau na Consoada, com os bolos, e sobretudo com alegria”. E acrescenta: “Todos podemos dar um pouco de nós aos outros, incluindo atenção e carinho, e com esse gesto vamos sentir-nos mais felizes e com o coração cheio de paz e alegria”.

Júlio Norte refere que “no concelho, felizmente, não temos problemas sociais tão graves, em quantidade e natureza, como têm outras regiões do país, mas temos de estar sempre atentos e atuar sobretudo em termos de prevenção, que é o que nós temos feito”. E sublinha que as IPSS`s do concelho têm tido um papel fundamental na área social, trabalhando em articulação e cooperação com o Município na resolução dos problemas.

Júlio Norte sublinha que a política do Município no combate à pobreza e à exclusão social passa por planos estruturados e ações integradas, envolvendo os vários parceiros da Rede Social, de modo a produzir resultados duradouros e consistentes. O Município dispõe ainda de um programa designado “Município Presente”, que visa dar resposta a situações de emergência social mais prementes e imediatas, possuindo ainda o Centro de Recursos, que dá apoio ao nível da doação de bens de primeira necessidade, entre outros.

Como desejo de Natal, o Presidente da Câmara gostaria que um dia não fosse preciso distribuir o Cabaz de Natal, porque significará que já não existem problemas sociais graves. “Pode ser uma utopia, mas a vida também se faz de utopia e sonho. O que não podemos é acomodarmo-nos e desistir de lutar por um mundo melhor e mais justo”.

Em plena época natalícia, o Presidente da Câmara formula os tradicionais votos da quadra aos mortaguenses, aos residentes e aos que estão a viver noutros pontos do país e no estrangeiro: “Desejo a todos um Santo Natal e um excelente ano de 2017, com muita Paz, Alegria, Saúde e Prosperidade”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade