Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Musical “CINDERELA” encantou crianças e adultos, num espectáculo para toda a família

2016-12-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Centro de Animação Cultural foi palco, no passado dia 17, do espetáculo teatral e musical “Cinderela”, apresentado pela Companhia Rituais Dell Arte. O espetáculo foi promovido pelo Município, inserindo-se no programa de animação da quadra natalícia.

Assistiu-se a um espetáculo para toda a família, com as crianças em grande maioria na plateia. Todos vibraram com os ambientes, as personagens, mas também com momentos muito divertidos, de humor e comédia.

Cinderela é uma história recheada de magia, sonho, fantasia, que continua a encantar toda a gente, crianças e adultos, e que faz parte do nosso imaginário desde muito pequenos.

É a história da jovem bela, generosa, trabalhadora, sonhadora, que é maltratada pela madrasta e pelas duas meias-irmãs. Elas invejam a sua beleza. E castigam-na com uma enorme carga de serviços domésticos e com malvadezas. O seu refúgio era o quarto no sótão da sua própria casa e seus únicos amigos: os animais da floresta. Certo dia, um mensageiro levou um convite especial. Haveria um baile no palácio real! O Rei queria encontrar uma noiva para seu filho. Todas as jovens do Reino estavam convidadas, inclusive Cinderela. No entanto a madrasta não queria que Cinderela fosse ao baile, pois almejava que o Príncipe conhecesse Anastácia e Drizela e casasse com uma delas! Encheu Cinderela de tarefas que demorariam a noite toda e a impedissem de ir ao Baile. Mas com ajuda dos seus amigos animais e a magia da fada-madrinha, Cinderela consegue ir ao baile e deslumbra o Príncipe. Cinderela e o Príncipe conversaram animadamente e dançaram noite inteira, o que deixa a madrasta cheia de raiva. Mas havia um senão: a magia terminava à meia-noite. Antes da meia-noite a jovem teve de correr para casa, só que na pressa perdeu um dos sapatos de cristal. Encantado por aquela jovem, de quem nem sequer sabia o nome, o Príncipe procurou por todas as casas do Reino e mandou experimentar aquele sapato em todas as donzelas, com a esperança de encontrar aquela jovem por quem se tinha apaixonado. Quando o Príncipe bateu à porta da casa de Cinderela, a madrasta trancou a moça no sótão e deixou apenas que suas duas filhas experimentassem o sapatinho. Apesar destas se esforçarem, o sapatinho de cristal não lhes servia no pé. Foi quando um ajudante do Príncipe viu que havia uma moça na janela do sótão da casa. Sob as ordens do Príncipe, a madrasta teve de deixar Cinderela descer. A moça então experimentou o sapatinho, mas antes mesmo que ele servisse em seus pés, o Príncipe já tinha dentro do seu coração a certeza de que havia reencontrado o amor de sua vida.

E como em todas as histórias de amor, tudo acaba bem, casaram e viveram felizes para sempre!

Ao longo do tempo a história conheceu diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault de 1967, baseada num conto italiano popular chamado La gatta cenerentola ("A gata borralheira").

Deu origem a livros, peças de teatro, musicais, óperas, filmes de Televisão e de Cinema, sendo uma história intemporal, à semelhança de outras, como a Branca de Neve, o Pinóquio.

Sendo uma história de ficção, de fantasia, ela transmite valores humanos e morais, como a amizade, a bondade, a humildade, em contraposição com a inveja, a raiva, o egoísmo, a maldade. E deixa uma mensagem subliminar: que devemos perseguir os nossos sonhos, com perseverança e coragem, sendo por isso uma mensagem bem atual.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade