Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Presépios do Mundo” no Centro de Animação Cultural

2016-12-05

Abriu ao público, no passado dia 2, a Exposição “Presépios do Mundo”, constituída por cerca de centena e meia de presépios que integram a coleção particular de Filomena Xavier. É apenas uma mostra da vasta coleção detida por Filomena Xavier, que possui uma coleção de mais de 900 presépios, oriundos de Portugal e de muitos países de todo o mundo. A presente Exposição, promovida pelo Município, insere-se no programa de animação de Natal dinamizado pelo Município, que inclui também espetáculos teatrais, música, mercados de natal, animação de rua, entre outras iniciativas.

Nesta exposição podem ser apreciados presépios originários de dezenas de países, dos quatro cantos do Mundo, da Europa (Espanha, Itália, França, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Rússia, Hungria, Polónia, Bulgária, Rep. Checa, Islândia), das Américas (Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Bolívia, Venezuela, Cuba, Haiti, Nicarágua), da Ásia (Indonésia, China, Japão, Macau, Mongólia, Camboja, Birmânia, Nepal, Índia, Filipinas, Sri Lanka, Bangladesh, Vietnam, Quirguistão), do Médio Oriente (Jordânia, Palestina, Líbano) de África (Congo, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé, Tanzânia, Uganda, Nigéria, Malawi, Lesoto, África do Sul, Quénia, Gana, Ruanda, Madagáscar).

Os materiais utilizados na construção são muito diversificados, desde porcelana, à papoila, madeira pintada, marfinite e prata, folha de milho, terracota, grés, madeira, pedra, lã, entre muitos outros, refletindo a identidade e idiossincrasia de cada país e região do Mundo.

O ano passado Filomena Xavier já tinha exposto em Mortágua uma parte da sua coleção de presépios portugueses, que constituem a maioria das suas peças.  

Filomena Xavier nasceu em Boticas, no dia 25 de Dezembro de 1944. Tem uma ligação muito forte e especial a Mortágua pois é neta do Dr. Aureliano Xavier de Sousa Maia, que foi médico nesta vila, e filha do Dr. Sérvio de Gouveia Maia Xavier nascido no Barril.

É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Industrial do Porto e foi professora do ensino secundário até à data da sua aposentação.

O fascínio pelo espírito natalício, a juntar à coincidência de ter nascido exatamente no dia de Natal e um carinho especial que sente pelas figuras do Presépio, estiveram presentes no despertar do colecionismo destas pequenas obras de artesanato, gosto que vem cultivando há vários anos.

A sua coleção não é um conjunto de objetos avulso, pois cada Presépio possui uma história para contar, uma origem curiosa, um gesto resultante de uma amizade, uma recordação de viagem, ou, simplesmente, um segredo escondido.

Em cada presépio desta coleção está presente um artista-artesão que, com a sua arte e sensibilidade, fez nascer uma peça única.

Numa fase mais recente, como colecionadora, Filomena Xavier levou o seu entusiasmo pelo Presépio para uma faceta mais pessoal e, já liberta dos seus afazeres profissionais, enveredou também pelo papel de artesã autodidata, trabalhando apaixonadamente materiais diversos que continuamente dão origem a novos presépios que enriquecem a sua coleção, estando expostos alguns exemplares.

Espetáculo Imit`Arte

Após a abertura da Exposição seguiu-se um momento cultural, com a apresentação da peça de teatro “Imit`Arte”, pela Companhia Papillon. No palco, as jovens Neide Simões, Rita Nobre e Gabriela Jorge, proporcionaram momentos divertidos, intercalando humor, improviso, absurdo e representação, numa espécie de teatro cómico.

Este foi o quinto e último espetáculo do projeto Imit`Arte, que estreou em junho deste ano, na mesma sala. O projeto inicial contava com a jovem Beatriz Lourenço, que por motivos profissionais, teve de sair, sendo substituída por Gabriela Jorge nos últimos espetáculos. Além de Mortágua, o projeto apresentou-se noutros locais do país, nomeadamente Ourém, Fátima e Leiria, sempre com uma excelente aceitação do público. Agora a companhia está a preparar um novo trabalho: “será uma adaptação de uma obra de Tennessee Williams, que junta drama e comédia”, adianta Rita Nobre. Um grande desafio, desde logo pelo autor em causa, e por representar a incursão num novo registo, embora já tenham experiência no género dramático.

No final do espetáculo, o Vereador da Cultura, Paulo Oliveira, referiu o programa de animação de Natal que vai decorrer ao longo do mês de dezembro, com muitas atividades para toda a família. O programa prolonga-se para o início do mês de Janeiro, com o espetáculo pirotécnico na noite da Passagem de Ano e o Encontro de Cantadores de Janeiras, no dia 7, que marca o encerramento das festividades.

De seguida agradeceu à Companhia Papillon pela excelente noite de riso e boa disposição proporcionada ao público, enaltecendo a ousadia e originalidade deste projeto teatral, dinamizado por jovens de Mortágua.

Lembramos que a Exposição “Presépios do Mundo” estará patente no Centro de Animação Cultural até ao dia 6 de Janeiro, no seguinte horário: Seg. a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados das 10h30 às 13h00 e das 20h00 às 22h00 e aos domingos das 20h00 às 22h00.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade