Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua é o melhor no ranking do distrito em termos de eficiência financeira, segundo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2015.

2016-11-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi recentemente publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que apresenta uma análise económica e financeira das Contas dos Municípios relativas ao exercício económico de 2015. Trata-se de uma publicação de referência a nível nacional na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local, contribuindo para o aumento e transparência da informação contabilística pública autárquica.

O Relatório analisa as Contas de 308 Municípios com base num conjunto de indicadores, classificando-os em termos de ranking global e também em função da sua dimensão populacional, distinguido entre municípios de Pequena Dimensão (com população inferior ou igual a 20 mil hab.), Média Dimensão (com população superior a 20 mil hab. e inferior ou igual a 100 mil hab.), e Grande Dimensão (com população superior a 100 mil hab.).

De acordo com os dados divulgados, o Município de Mortágua posiciona-se no 1º lugar no ranking do Distrito de Viseu considerando a análise global aos indicadores de eficiência financeira.

Mortágua destaca-se em vários indicadores que avaliam o total dos 308 municípios portugueses. Posiciona-se em 3ºlugar entre os municípios com melhor índice de Liquidez, que compara a despesa comprometida com a receita liquidada, e em 6º lugar entre os municípios com melhor grau de cobertura das Despesas, que verifica o grau de cobertura financeira das dívidas de curto prazo face à disponibilidade financeira do Município. Mortágua ocupa o 3º lugar entre os municípios com maior grau de diferença (29,6%), entre a execução da receita liquidada e a execução da despesa assumida. Mortágua está também entre os municípios que pagam em menor prazo aos fornecedores, tendo apresentado um prazo médio de pagamento de 7 dias.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, estes dados revelam e confirmam a boa gestão económico-financeira do Município, pautada pelo rigor, prudência e equilíbrio, com preocupações de médio/longo prazo e nas gerações futuras. “Todos nós sabemos que gastar é sempre mais fácil, ainda mais quando o dinheiro é público, de todos nós. Mas naturalmente há uma regra básica, é que não podemos gastar mais do que temos, e os responsáveis políticos, os autarcas, devem assumir o compromisso de gerir bem os dinheiros públicos. É isso que nós temos feito e vamos continuar a fazer, cumprindo essa obrigação e respeitando esse compromisso. Acho que os Mortaguenses também se sentem satisfeitos e orgulhosos, por saberem que vivem num Município que tem boas contas, que paga atempadamente aos seus fornecedores, isso significa que podem confiar em quem está a gerir os destinos do Município”.

Segundo Júlio Norte, estes resultados também permitem concluir que não existia qualquer risco no empréstimo solicitado pelo Executivo e entretanto recusado pela Assembleia Municipal, afirmando que tal recusa “não tem qualquer justificação técnica mas apenas politica”. A contratualização do empréstimo destinava-se a financiar a infraestruturação da ampliação do Parque Industrial (em curso) e o lançamento da segunda e terceira fase da ampliação.

E assegura que o Município irá continuar a trilhar este caminho, focado no objetivo de promover o desenvolvimento e a coesão social, potenciar a criação de emprego, ao mesmo tempo assegurando a sustentabilidade financeira do Município.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade