Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município consignou empreitada que vai permitir criar um Percurso Pedestre entre a Ponte do Barril e o Parque Verde

2016-11-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Câmara Municipal de Mortágua consignou a empreitada de Requalificação e Valorização das Margens da Ribeira da Fraga, que permitirá a criação de um Percurso Pedestre e área de lazer entre a Ponte do Barril e o Parque Verde. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 279.812,91 euros e tem um prazo de execução de 120 dias.

O projeto pretende estabelecer uma maior aproximação das pessoas a esta zona ribeirinha, situada a poucos metros do centro da Vila de Mortágua, e potenciar a paisagem e recursos naturais existentes, como fatores de promoção de qualidade de vida dos habitantes e de atração de visitantes.

Com uma extensão total de cerca de 2300 metros, o percurso terá os seus limites no Barril (a nascente) e no Parque Verde (a poente). Do lado nascente, o acesso será feito através de uma escadaria própria, na proximidade da ponte do Barril, ou através do aglomerado urbano (ligação ao novo pontão pedonal). O acesso ao percurso poderá ainda ser feito pelo Parque das Nogueiras, Parque Verde e pontões já existentes. Trata-se de um percurso plano, que não oferece qualquer dificuldade técnica, sendo funcional para todas as idades.

O percurso terá três áreas dotadas de equipamentos para a prática de exercício físico (urban fitness), localizadas junto ao Barril, Parque Verde e Parque das Nogueiras, além de mobiliário e equipamento urbano (bancos, papeleiras, painéis informativos).

Ao longo do percurso haverá várias áreas de estadia/receção, onde as pessoas podem sentar, relaxar, conversar, ler um livro. Estão também previstas duas zonas de apoio ao estacionamento (informal).

Estão previstas ações de valorização estética, ambiental e ecológica, nomeadamente limpezas seletivas do leito e margens da ribeira, recuperação e valorização de vegetação existente, a plantação de novas árvores da galeria ripícola. O projeto contempla ainda o aproveitamento e a requalificação de elementos construídos já existentes, como o açude da Quinta do Seixal, a levada e as pontes do Matadouro e do Parque das Nogueiras, e a construção de pequenos açudes em pontos estratégicos da ribeira, por forma a assegurar caudais mínimos, sobretudo na época estival.

Para além deste projeto, a Câmara Municipal tem vindo a dinamizar o percurso pedestre entre Vila Moinhos e a Barragem do Lapão, também na Ribeira da Fraga. Este percurso já teve uma intervenção, ao nível da limpeza, acessibilidades, constituindo também um trecho muito interessante e rico em termos de flora autóctone. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que estas intervenções visam “salvaguardar e valorizar os recursos naturais e paisagísticos existentes no concelho, e ao mesmo tempo proporcionar mais qualidade de vida à população local e potenciar o turismo de natureza”.

A requalificação destes dois troços ribeirinhos, juntamente com o Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes, segundo o Presidente da Câmara, “permite aumentar e diversificar a oferta turística e reforçar a estratégia de promoção turística do concelho, englobando a natureza, o património, a cultura, a gastronomia”. O Presidente da Câmara destaca também os projetos relacionados com as Invasões Francesas, que passam nomeadamente pela criação de um Centro Interpretativo e de uma rota pedestre e de BTT.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade