Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Dia do Diploma” marcado pela entrega de Prémios de Mérito aos melhores alunos do ano letivo 2015-2016

2016-10-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 28, no Salão Polivalente da Escola Secundária, a Sessão Solene do Dia do Diploma, destinada à entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário no ano letivo 2015-2016. Este dia ficou também marcado pela distinção dos melhores alunos dos vários níveis de ensino, no ano letivo transato.

A Sessão contou com a presença da comunidade educativa, Pais, Alunos, Professores e Funcionários. A Mesa que presidiu à sessão era constituída pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mortágua, Rodrigo Ferreira, e Presidente da Associação de Estudantes, Xavier Rodrigues.

À semelhança de anos anteriores, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Mortágua atribuiu os “Prémios de Mérito Dr. Assis e Santos” aos melhores alunos do 4º, 6º, 9º e 12ºanos.

De seguida foram chamados ao palco, para receber o seu diploma, os alunos que concluíram o 12º ano no ano letivo transato. Os diplomas foram entregues pelo Diretores de Turmas ou de Cursos.

Pelo quarto ano consecutivo foi atribuído o Prémio de Louvor “Tinos”, uma generosa iniciativa do casal benemérito Abraltino e Albertina Lobo. O prémio “Tinos”, como é designado, tem o valor pecuniário de 1.000,00 euros, e destaca o melhor aluno do 12º ano.

Em nome do casal benemérito, Tino Lobo agradeceu os aplausos dos presentes e dirigiu palavras de reconhecimento ao corpo docente e discente, pelo excelente trabalho que desenvolvem em prol da melhor formação dos alunos. Quanto ao significado do seu gesto, com a simplicidade que os caracteriza, disse: “nada mais fazemos do que contribuir para o bem-estar da comunidade”.

“Oxalá que por muitos anos continuemos a estar aqui a participar nesta cerimónia”, afirmou, deixando a garantia de que o prémio instituído irá continuar no futuro. No final, endereçou felicitações ao aluno distinguido, augurando um brilhante futuro à sua frente.

Na Sessão foi ainda atribuído o Prémio “Comportamento Meritório”, que este ano distinguiu dois alunos pela qualidade do desenvolvimento do seu projeto no âmbito da iniciativa “Empreendedorismo nas Escolas”, com o qual se sagraram vencedores na fase intermunicipal (CIM Região de Coimbra) e na fase regional (CCDRC). O prémio, da responsabilidade do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas, consiste na entrega de um certificado de comportamento de mérito.

Em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rodrigo Ferreira cumprimentou a comunidade educativa ali presente, especialmente os Pais e Alunos, e afirmou que para a Associação de Pais era uma honra e um orgulho participar em mais um Dia do Diploma.

E afirmou que este prémio atribuído pela Associação é não só dos galardoados, como de toda a comunidade educativa, esclarecendo que “a Associação de Pais não tem a pretensão de conhecer o verdadeiro mérito de cada um dos alunos, pois esse mérito só eles mesmos, os seus pais e os seus professores o poderão reconhecer”. E desejou que este reconhecimento público incentive os outros alunos a serem determinados no seu percurso académico, fazendo votos dos maiores sucessos na sua vida futura “e que sejam os melhores no que de melhor sabem fazer”.

O Presidente da Associação de Estudantes, Xavier Rodrigues, felicitou os colegas e os premiados, e afirmou que a melhor lição que se pode tirar deste dia é que “com trabalho e dedicação conseguimos aquilo que queremos”.

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Fátima Potró, referiu que este momento celebra a conclusão de uma etapa importante na vida dos alunos e ao mesmo tempo a vivência de momentos inesquecíveis de aprendizagem, partilha e amizade, que permanecerão para sempre na sua memória.

Fátima Potró exortou os alunos a irem “à conquista do mundo”, com dedicação, espírito de entrega e engenho. E lembrou-lhes que estão no início de mais um caminho com obstáculos mas também pleno de oportunidades. “Vocês são os portadores da esperança”, disse.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, saudou toda a comunidade educativa, felicitou os alunos diplomados e premiados, e dirigiu agradecimentos a todos os que contribuem para que a escola cumpra o seu papel na sociedade. E destacou como um dos momentos altos da noite, a entrega dos diplomas às três alunas com necessidades educativas especiais, a Tânia, a Joana e a Ana Cristina, que apesar das suas dificuldades, mas também com esforço, conseguiriam concluir o 12º ano.

Rui Parada da Costa referiu, por outro lado, os resultados alcançados pelos alunos do Agrupamento no acesso ao Ensino Superior, salientando que cerca de 80% dos alunos conseguiram entrar na 1ª ou 2ª opção do Curso Superior que escolheram, dizendo que tal é motivo de satisfação e orgulho para o Agrupamento e para toda a comunidade educativa. No final desejou felicidades a todos os alunos que ingressaram no Ensino Superior e afirmou que os alunos partem “mas ficam sempre no coração”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, saudou toda a comunidade educativa, em especial os Pais e Encarregados de Educação ali presentes, e referiu que o Dia do Diploma “é um momento alto na nossa comunidade escolar”. Recorrendo a uma linguagem futebolística, Júlio Norte afirmou que os bons resultados alcançados no ano letivo findo são consequência de um trabalho de equipa, só sendo possíveis porque há “bons treinadores e bons jogadores”. Dirigiu palavras especiais para os alunos que terminaram o 12º ano, lembrando-lhes que vão entrar numa nova etapa da sua vida, em que vão encontrar novos desafios, manifestando a confiança de que os vão enfrentar e ganhar. Segundo Júlio Norte, “é fundamental apostar forte nos nossos jovens, na sua massa crítica, porque naturalmente vocês são o futuro da nossa terra”.

Júlio Norte afirmou que os prémios distinguem os que se esforçaram mais, os que foram melhores entre os melhores, devendo ser encarados sobretudo como um incentivo para todos os outros alunos.

Júlio Norte referiu, por outro lado, o “papel determinante” que os Pais têm no processo educativo, no mundo em que vivemos, como apoio de retaguarda.

Dirigindo-se ao casal Abraltino e Albertina Lobo, enalteceu as suas qualidades humanas, a sua forma de estar na vida, a sua permanente boa disposição, a sua simplicidade, a sua generosidade, afirmando que “é um exemplo para todos nós”, ao que acrescentou: “é pena que não haja mais “Tinos”, pessoas que tenham este tipo de gestos para com o semelhante”. Segundo Júlio Norte, o que deve ser valorizado “não é o valor pecuniário, mas antes a atitude, o gesto, que é muito de louvar, e portanto, temos de nos curvar perante o vosso exemplo”, disse. Ao casal formulou votos de saúde e que continuem a estar presentes nesta cerimónia “por muitos e bons anos”.

Júlio Norte dirigiu ainda uma palavra de carinho especial para as três alunas com necessidades educativas especiais que terminaram o 12º ano, dizendo: “deram-nos hoje uma grande lição de vida, de força, coragem, determinação, persistência. Estamos muito orgulhosos do que conseguiram”

Em nome do Município e da comunidade mortaguense, felicitou o Agrupamento de Escolas, na pessoa do seu Diretor e da sua equipa, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido, só assim sendo possível alcançar os resultados que são conhecidos e reconhecidos. E destacou também alguns projetos de âmbito extracurricular em que o Agrupamento tem estado envolvido, nomeadamente os projetos Eletrão, Empreendedorismo nas Escolas, Escolíadas, conseguindo brilhantes prestações e prémios, afirmando que, para um Presidente de Câmara, é algo muito reconfortante. A finalizar, formulou votos das maiores felicidades para todos, e em especial para aqueles que terminaram o Ensino Secundário.

 

Prémios de Mérito Dr. José Assis e Santos

1º Ciclo

Magda Santos Almeida - 4º A  | Maria Frade Mendes - 4º A  | Marta Martins Prata da Silva- 4º A

Mónica Sofia Martins Ribeiro - 4º A | Bia Almeida Pereira - 4º B  | Eduardo Lourenço Jardim - 4º B

Luca Jude Brown - 4º B | Mariana Brito Costa - 4º B | Adriana Marcela Abreu - 4º C | Pedro Jorge Leitão - 4º C

 

2º Ciclo

Gabriela Almeida Gomes - 6º D | Carlos Manuel Gomes da Fonseca Augusto Pereira

 

3º Ciclo

Mariana Santos Mendes - 9º A

 

Ensino Secundário

Kevin Tiago Castro Ramos - 12º A – Cursos Científico-Humanísticos

Fernando Joaquim Ferreira Alves - 12º D – Cursos Profissionais.

 

Diplomas de Prémio de Mérito do Ministério da Educação

Kevin Tiago Castro Ramos - 12º A – Cursos Científico-Humanísticos

Fernando Joaquim Ferreira Alves - 12º D – Cursos Profissionais.

 

Prémios TINOS

Kevin Tiago Castro Ramos - 12º A - CCH

 

Prémios por Comportamento Meritório

Mateus de Melo Saldanha – 8º C |  Rui António Martins da Costa – 8º C

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade