Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Abertura do ano letivo da Academia Saber +. Presidente da Câmara deu as boas-vindas aos 76 alunos inscritos.

2016-10-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Arrancou no passado dia 3 o novo ano letivo da Academia Saber + No seu segundo ano de funcionamento, a Academia conta no presente ano letivo com 76 alunos, mais 22 que no ano anterior.

O Presidente da Câmara Municipal marcou presença na abertura do ano letivo, deu as boas-vindas aos alunos e mostrou-se “sensibilizado e feliz” por ver um tão significativo número de inscritos, um sinal de que este projeto da Academia vale a pena e constitui uma aposta ganha. O número de alunos inscritos no arranque do ano letivo, comparativamente ao ano anterior, aumentou.

Júlio Norte afirmou que “é muito importante querer saber sempre mais e mantermo-nos ativos e atualizados”, destacando também” os valores da partilha e do convívio” e o facto da Academia ser frequentada por pessoas diferentes, com variadas profissões e experiências de vida, e até nacionalidades. E considerou que “essa partilha também é enriquecedora para todos”.

Por outro lado, deixou o desafio à Academia no sentido da sua colaboração no trabalho que o Município começa agora a desenvolver relacionado com a temática das Invasões Francesas e na perspetiva da criação do futuro Centro Interpretativo, pedindo o seu envolvimento nesse projeto, afirmando que “seria muito interessante e útil essa colaboração”. Segundo o Presidente da Câmara, há todo um campo de estudo, investigação e colaboração que a Academia pode desenvolver e que deve ser aproveitado. “É uma mais-valia colocar o vosso saber e a vossa colaboração ao serviço da comunidade, é também uma forma de verem valorizado o fruto do vosso trabalho”, afirmou.

É de referir que praticamente todos os alunos que frequentaram o primeiro ano voltaram a inscrever-se, o que de alguma maneira é um indicador de satisfação dos mesmos e da consolidação do projeto.

O projeto, criado pelo Município, pretendeu colmatar uma necessidade sentida pelos seniores, que a partir de uma certa idade passam a ter mais tempo disponível para outras atividades, sendo muitas vezes desaproveitados, quando continuam a poder dar o seu contributo ativo para a sociedade, nomeadamente com o seu saber acumulado e a sua experiência de vida. A Academia Saber + surge como uma resposta para essa realidade e ao mesmo tempo com o objetivo de fomentar a máxima de que “nunca é tarde para aprender e saber mais”, promovendo a partilha do conhecimento numa base informal, flexível e multidisciplinar.

No final, o Presidente da Câmara Municipal formulou votos de que a formação ministrada vá ao encontro das necessidades e expetativas dos alunos e que tenham um excelente ano letivo. Desejou também um “bom ano de trabalho” para a equipa de formadores que vão orientar as várias áreas curriculares.

Os alunos foram ainda convidados a assistir à apresentação do livro “Tomás da Fonseca – Missionário do Povo – uma biografia”, da autoria do Professor Doutor Luís Torgal, que decorrerá no próximo dia 8, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal.

Neste ano letivo os conteúdos ministrados são Inglês (nível 1 e 2); Expressões; Investigação, Cidadania e Património; Informática; e Música. As aulas decorrem no Centro de Animação Cultural e Biblioteca Municipal. Para além dos conteúdos curriculares, estão previstas outras atividades, como visitas culturais e pedagógicas, palestras, workshops, convívios temáticos.

Laurindo Marques, ex-bancário, está a frequentar a Academia pelo segundo ano, e o balanço que faz é muito positivo. “Foi uma experiência nova e muito boa. Pelas coisas novas que tive oportunidade de aprender, pelo convívio, pela ocupação do tempo, porque nos incentiva a sair da cama mais cedo, e intelectualmente estamos ocupados”. E conclui: “foi muito enriquecedor quer no aspeto pessoal como intelectual”.

Fernanda Meda, é uma das novas inscritas. “Gosto de saber mais, e como agora tenho mais tempo disponível, então resolvi vir aprender”. Maria Odete, também é “caloira” da Academia Saber +.“Eu já fazia pintura, mas achei que aqui podia aprender algo mais abrangente, e então decidi experimentar”. Mas também o convívio pesou na decisão: “Foi também um fator que me puxou para cá. É bom para estas idades, não podemos ficar parados no tempo”, diz.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade