Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Milhares de pessoas vibraram de entusiasmo com o Rali de Mortágua. Pedro Meireles foi o grande vencedor.

2016-09-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Pedro Meireles triunfou no Rali de Mortágua, prova realizada nos dias 16 e 17, pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis e Taça de Ralis FPAK Terra 2016. A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Centro, com o apoio da Câmara Municipal de Mortágua, saldou-se mais uma vez num grande evento desportivo e de projeção de Mortágua. Mais uma vez, milhares de pessoas assistiram ao desenrolar da prova, sendo de registar a presença de muitos espetadores vindos de vários pontos do país, que são adeptos incondicionais desta modalidade.

Um dos momentos altos do Rali foi a Super-Especial, disputada na sexta-feira à noite, junto a Vale de Açores e à EN234. Colocadas numa espécie de anfiteatro natural, milhares de pessoas assistiram e vibraram com os ases do volante. Pelas suas características peculiares, o cenário noturno, a presença compacta e proximidade do público (que pode ver as máquinas de perto e ao mesmo tempo com toda a segurança), esta é uma das classificativas mais emblemáticas do Rali, e que por isso mesmo arrasta multidões.

Este ano a Super-Especial ainda foi mais “especial”, teve efeitos pirotécnicos à passagem dos carros na rotunda virada para a zona onde estava concentrado o público. Mas as surpresas não se ficaram por aqui. Logo após o final da prova houve lugar a um espetáculo piromusical, seguido da atuação da banda Day Tay, num concerto solidário a favor dos Bombeiros Voluntários.

Falando da prova propriamente dita, Pedro Meireles foi o grande vencedor da prova, tendo ganho quatro das classificativas e chegado ao fim com uma vantagem de 31,5s em relação a José Pedro Fontes, que venceu duas classificativas. É de salientar que nesta prova houve cinco pilotos que ganharam classificativas, os outros vencedores foram Miguel Barbosa, Carlos Vieira e Carlos Martins.

Como é habitual, no final da prova, centenas de pessoas aguardaram a chegada dos pilotos à Praça do Município, onde estava instalado o pódio da consagração.

Uma oportunidade que foi aproveitada para tirar fotos aos carros e selfies com os pilotos, que se mostraram muito solícitos, e para ver de perto o interior do “cockpit” destas máquinas.

Seguiu-se a cerimónia de entrega dos troféus aos vencedores do Rali e das várias categorias, com a presença das Entidades Municipais, Presidente da Direção do CAC, Diretor de Prova, representante da GNR, entre outros responsáveis.

O Presidente do Clube Automóvel do Centro, Jorge Conde, estava satisfeito com a forma como correu a prova e destacou as alterações introduzidas na edição deste ano: “O balanço do Rali de Mortágua é extraordinariamente positivo. Este ano alterámos ligeiramente o figurino da prova, nomeadamente com a introdução dos dois troços na 6ª feira, com a dupla passagem por Mortágua, esmerámos na Super-Especial, e invertemos um pouco a ordem do Rali trocando as secções relativamente ao ano passado, de forma a tornar o Rali mais competitivo, guardando, digamos assim, o melhor para o final”.

E confirmou a enorme adesão de público: “Nós tivemos oportunidade de percorrer o Rali e constatar que havia muita gente a ver os troços ao longo de todo o percurso, de uma forma geral, mas especialmente no miolo do troço da Aguieira”. Acrescentando: “Mortágua gosta de ralis, há muitos anos que assim é, sente-se o apoio do público”.

Jorge Conde realçou a boa parceria que tem havido entre o Clube Automóvel do Centro e o Município de Mortágua, que já vai em 10 anos. “É uma parceria que tem funcionado muito bem e esperemos que seja para continuar no futuro”.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que o Rali foi um êxito em termos desportivos e de afluência de público, e destaca a excelente organização do Clube Automóvel do Centro, que proporcionou um grande evento desportivo. E destaca o ”extraordinário espetáculo que constituiu a Super-Especial”, que surpreendeu toda a gente, bem como as outras alterações na estrutura do Rali, nomeadamente a realização das primeiras classificativas de Mortágua na sexta-feira (à tarde e à noite), que tiveram como consequência uma maior adesão de público.

Segundo Júlio Norte, “o Rali de Mortágua já adquiriu o seu espaço de eleição no panorama nacional da modalidade”, o que é confirmado pelas várias edições consecutivas. Além disso, “é um evento que promove bastante a imagem de Mortágua a vários níveis”.

Júlio Norte salienta o dinamismo que a festa do Rali traz a Mortágua. “Todo este movimento, toda esta agitação, no bom sentido, que o Rali traz a Mortágua, é algo muito positivo, desde logo para o Comércio e Alojamento local, e naturalmente queremos manter o Rali. O Município já garantiu a realização da edição do próximo ano, foi uma proposta que fizemos e já assinámos o protocolo”.

Segundo o Presidente da Câmara, Mortágua tem excelentes troços para rali, “quer de asfalto quer de terra, existem sempre essas duas opções, o que é uma vantagem”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade