Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Abertura do ano letivo decorreu com toda a normalidade.

2016-09-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Aulas começaram no dia 15 para todos os alunos.

Neste ano letivo 954 alunos estão a frequentar o Agrupamento de Escolas de Mortágua, distribuídos pelos vários níveis de ensino: 124 no Pré-Escolar, 263 no 1º CEB, 107 no 2º CEB, 218 no 3º CEB e 242 no Secundário (187 no regular e 55 nos Cursos Profissionais). No Secundário estão a funcionar três turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel e Técnico de Análise Laboratorial.

Na Escola Básica de Mortágua (Centro Educativo) as aulas arrancaram no dia 15 para todas as crianças (Pré-Escolar e 1º Ciclo). Como tem sido habitual em anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, acompanhado pelo Diretor do Agrupamento, Rui Parada, e restantes elementos diretivos, fez questão de marcar presença neste primeiro dia oficial de aulas.

O início oficial das aulas para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário aconteceu também no dia 15, tendo os alunos sido recebidos numa Sessão de Boas-Vindas realizada no Polivalente da Escola Secundária. Na Mesa que presidiu à Sessão marcaram presença o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, a Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, a Sub-Diretora do Agrupamento, Maria José Pinto, as Adjuntas da Direção, Carla Assis e Dolores Pina, e um representante dos alunos. Como tem sido habitual ao longo dos anos, o Presidente da Câmara Municipal foi convidado também a associar-se a este momento marcante na vida do Município e dos nossos jovens. O Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação não pôde estar presente por motivos de ordem profissional.

Antes das intervenções, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, deu as boas-vindas a todos os Alunos, Professores e Funcionários, com uma palavra especial para aqueles que estão pela primeira vez na E.B. 2.3 e na Secundária.

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Fátima Potró, referiu que o início de um ano letivo é sempre um momento muito gratificante, sendo o primeiro dia de um longo e desafiante percurso. E chamou a atenção dos alunos de que o seu destino começa a escrever-se logo a partir da escola: “Só estudando e por vezes estudando muito é que vos é dado o poder de escolha. Ser bom aluno constrói em cada um de vós uma cultura de constante superação. O saber e o saber-fazer dá-vos força e ensina-vos a chegar cada vez mais além.” Para além de bons alunos, exortou os alunos a serem espíritos ativos, interessados e inconformados.

Terminou a sua intervenção desejando a todos os alunos um ano letivo pleno de realizações pessoais, sucessos académicos e momentos muito felizes.

O Diretor do Agrupamento de Escolas saudou todos os alunos que regressam à escola para mais “um ano letivo que se espera de sucesso, de felicidade e alegria”, desejando-lhes “um bom ano letivo”. Saudou ainda os Professores e Funcionários, fazendo votos de que o ano letivo corra pelo melhor. Aproveitou para informar que o ano letivo arrancou com toda a normalidade, sem grandes novidades, e que os professores estão praticamente todos colocados, havendo apenas uma ou outra vaga que será preenchida ainda esta semana ou o mais tardar no início da próxima.

Rui Parada não esqueceu os alunos que concluíram o 12º ano no Agrupamento e ingressaram na Universidade, aos quais desejou as maiores felicidades. Adiantou que a grande maioria desses alunos conseguiu entrar na primeira opção do Curso Superior que escolheram, sendo um motivo de regozijo para o Agrupamento.

Em representação dos alunos, Xavier Rodrigues (12º ano), incentivou os colegas a aplicarem-se nos estudos e afirmou que essa aplicação vai ser remunerada com o conhecimento que vão adquirir e que será determinante para o seu futuro. E afirmou que na escola “há tempo também para se divertirem mas nunca devem perder de vista o objetivo essencial, que são os estudos”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal dirigiu uma saudação a todos os alunos e uma saudação especial para os alunos que estão pela primeira vez na Escola Básica 2.3 e na Secundária, dizendo-lhes que vão encontrar uma escola acolhedora e integradora, e uma excelente equipa de apoio.

Dirigiu ainda uma saudação a todos os Professores, Funcionários e Encarregados de Educação, e afirmou que eles são uma parte fundamental no sucesso dos alunos. Júlio Norte destacou os bons resultados alcançados pelo Agrupamento de Escolas no ano letivo anterior, a nível académico, mas também noutras áreas, como o 1º lugar no projeto ambiental “Escola Eletrão” (reciclagem) a nível distrital, o 1º lugar no Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da CIM Região de Coimbra e a participação honrosa nas Escolíadas. E referiu que esses resultados traduzem o trabalho de uma equipa, onde estão envolvidos a Direção do Agrupamento, os Professores, os Funcionários, e o Município.

O Presidente da Câmara abordou a questão do domínio que as Novas Tecnologias exercem hoje sobre os jovens, dizendo-lhes que “a Internet e o Facebook são ferramentas úteis, mas há um mundo real para descobrir lá fora”. Júlio Norte sensibilizou os jovens a estarem atentos às aulas e a empenharem-se nos estudos, na escola e em casa, mas acrescentou que também podem e devem desenvolver outras atividades, nomeadamente praticar desporto, conviver com os amigos, sendo sobretudo uma questão de saber gerir o tempo. A finalizar, incentivou os alunos “a estudar, a viver a escola e a serem felizes”, com votos de um bom ano.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade