Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Festa das “Tasquinhas” foi mais uma vez a demonstração da amizade e solidariedade dos mortaguenses.

2016-08-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Terminou no passado dia 14 mais uma edição da Festa das "Tasquinhas”, organizadas pelo Município, em colaboração com as Associações do Concelho. Mais uma vez as festas cumpriram o seu objetivo, promoveram o convívio das pessoas e das famílias, reuniram os mortaguenses que estão espalhados na diáspora e contribuíram para a dinamização económica do comércio e serviços locais.

Mas sem dúvida que as festas foram ensombradas pela situação dos incêndios no concelho, ao longo de toda a semana, particularmente nos dias 10 e 11, que gerou um natural sentimento de insegurança e medo nas pessoas, face à dimensão e propagação dos incêndios. O cenário que se viveu foi de um autêntico “inferno de chamas”, sobretudo no dia 11, o que levou mesmo a Câmara Municipal a tomar a decisão de cancelar o concerto nessa noite, que tinha no cartaz os Black Mamba e Day Tay.

“Penso que foi a decisão correta e que as pessoas compreenderam, porque não fazia sentido realizar o concerto numa altura em que os bombeiros estavam a lutar contra várias frentes de incêndio e havia populações em desespero, vendo as suas casas e bens em perigo. Foi uma decisão tomada por respeito à dor e à perda que as pessoas sentiram, e por solidariedade aos nossos bombeiros. Manteve-se o funcionamento das tasquinhas, pela razão que as associações já tinham feito as suas despesas com a alimentação e o cancelamento acarretaria grandes prejuízos”, explica o Presidente da Câmara, Júlio Norte.

Numa semana muito difícil, o Presidente da Câmara presta uma grande homenagem aos bombeiros: “os bombeiros estavam extenuados depois de vários dias a combater as chamas, em condições extremamente adversas, com temperaturas altas e vento forte. Mas nas dificuldades eles vão buscar forças, nunca desistem, superam os seus próprios limites físicos e psicológicos, em nome da sua missão e do seu lema. São um extraordinário exemplo de coragem, abnegação e altruísmo, são verdadeiros heróis”. O Presidente da Câmara não esquece também a ação das populações, que mantiveram-se vigilantes e apoiaram os bombeiros no terreno, bem como dos funcionários do Município, empresários e associações locais, com as suas cisternas e viaturas todo o terreno equipadas com kits de 1ª intervenção ajudaram muito no combate às chamas.

Mas o apoio aos bombeiros veio também de outras formas, nomeadamente através do fornecimento de alimentos e água, sendo de destacar aqui o apoio dado pela empresa Águas de Penacova.

Em todos os concertos, os artistas em palco fizeram também questão de prestar uma homenagem aos bombeiros portugueses, que foi tributada com uma grande ovação do público presente no recinto.

O Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou ao Presidente da Câmara, no dia 11, para se inteirar da situação dos incêndios no concelho. “Recebi por volta das 19h20 um telefonema do Senhor Presidente da República. Quis inteirar-se da situação dos incêndios no concelho de Mortágua e ao mesmo tempo manifestar o apoio aos bombeiros e a solidariedade com as nossas populações, num momento particularmente complicado. Foi naturalmente um gesto que me deixou sensibilizado e este apoio moral deu-nos forças, vindo do representante máximo da Nação”.

Também o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Engº. Amândio Torres, telefonou ao Presidente da Câmara Municipal, solidarizando-se com o Município, os Bombeiros e as populações do concelho.

Duas associações (Sobrosa e Vale de Mouro) tiveram as suas tasquinhas encerradas nos primeiros dias, dada a preocupação com a evolução dos incêndios junto das suas aldeias. Houve também muitas pessoas da zona da serra que preferiam manter-se na sua área de residência, por uma questão de precaução e para dar apoio aos bombeiros.

Apesar destas contigências, as festas registaram alguns dias de verdadeiras enchentes de público, sobretudo nos últimos três dias.

ManifestART foi novidade e um sucesso

Este ano, do programa das festas, destacou-se uma iniciativa denominada ManifestART que constituiu uma mostra de expressões artísticas e culturais com a participação de Artistas e Autores do concelho, ligados a diferentes áreas, como a Pintura, Fotografia, Sonoplastia e Literatura. As exposições estiveram patentes em cinco espaços do centro da Vila, atualmente devolutos, que nestes dias ganharam nova vida.

A música e o teatro também se fizeram representar nesta “festa das artes”. Em cada dia, um dos espaços recebeu uma performance, tendo-se registado uma excelente aceitação e adesão do púbico. “Foi indiscutivelmente uma aposta ganha e uma mais-valia para as festas”, refere o Presidente da Câmara, que adianta que a manifestação ajudou a mostrar ao público de Mortágua e visitantes “todo o talento e a criatividade que há em Mortágua, nas mais diversas áreas artísticas e faixas etárias, que cada vez mais temos de apoiar, incentivar e valorizar”. Esta iniciativa contribuiu ainda, de forma indireta, para despertar as pessoas para a regeneração ou revitalização destes espaços que gozam de uma ótima localização.

Para além do ManifestART, o Município deu oportunidade às Bandas e artistas locais de atuarem nas festas, antes e depois dos concertos com os artistas e grupos nacionais, que valorizaram o programa de animação musical.

Terminadas as festas de 2016, o Presidente da Câmara deixa palavras de agradecimento às Associações participantes, aos Artesãos, Grupos, Artistas e Autores locais. “Partilhamos o êxito com todos. Chegámos ao final das festas com o sentimento do dever cumprido, que demos o nosso melhor em prol da boa imagem do concelho, numa semana que não foi fácil, e por isso é de realçar ainda mais o trabalho, a dedicação e o esforço de todos”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade