Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Antigo chafariz regressa ao Largo 5 de Outubro

2016-08-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

No âmbito da intervenção de renovação urbana do Largo 5 de Outubro, foi já reimplantado o antigo chafariz que ali existiu e durante décadas serviu o abastecimento de água à população da Vila e populações limítrofes.

O chafariz original foi inaugurado em Agosto de 1904 e permaneceu no local até 1963, altura em que foi removido em consequência das obras de construção dos novos Paços do Concelho e zona adjacente.

Ao longo dos anos, foram muitos os mortaguenses (basta ler alguns artigos saídos na Imprensa Local) que reclamaram a reinstalação do chafariz, lembrando o significado simbólico, afetivo e patrimonial para as gentes da Vila, daquela edificação que satisfez durante tantos anos a necessidade de água potável.

Além de abastecer do preciso liquido, o chafariz era também um dos principais pontos de socialização das gentes locais, onde se sabiam as noticias, boas e más; bem como de namoricos, onde rapazes e raparigas podiam falar e namoriscar mais à vontade, longe do olhar vigilante dos pais.

No concelho abundavam fontes de chafurdo ou de mergulho, minas, mas indubitavelmente que o chafariz de Mortágua sobressaia pela sua estética e pelo seu enquadramento numa zona nobre da Vila, onde então estava instalado o edifício da Câmara Municipal e concentrado quase todo o comércio. Era neste arruamento e largo que pululava a vida social e comercial de Mortágua, destacando-se os Estabelecimentos Lobo. O chafariz era um verdadeiro ex-libris da Vila, ponto de georreferência das pessoas, a tal ponto que o largo era mais conhecido por Largo do Chafariz.

A nova construção respeita a imagem original, com tanque em forma octogonal, corpo central donde derivam duas bicas e pináculo encimado com esfera armilar, e todo este conjunto assente numa base envolvida por pilaretes. Algumas peças originais que sobreviveram à destruição, nomeadamente as que formam o corpo central, foram recuperadas e integradas, sendo ainda visível a inscrição da data da inauguração e as iniciais CM.

Os visitantes da festa das "Tasquinhas" vão, assim, poder (re)descobrir o antigo chafariz, que durante décadas adornou aquele largo emblemático e para muitos mortaguenses é “fonte” de recordações da sua juventude.

 


 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade