Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Graça Patrão apresentou Poesia, Pintura e Curtas-Metragens na Biblioteca Municipal

2016-08-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal acolheu no passado dia 5 um sarau de Música, Poesia e Curtas-Metragens, tendo como convidada especial Graça Patrão.

Natural de Coimbra mas a residir em Oeiras, Graça Patrão tem ligações a Mortágua, possuindo há mais de 20 anos uma casa de férias em Caparrosinha. “Achei que era uma aldeia muito bonita e simpática, além disso estava perto do Bussaco e de Coimbra, dois locais de que guardo boas recordações e memórias de infância”, explicou”.

Ao longo dos anos criou laços de amizade com a população de Caparrosinha, sendo já uma pessoa sobejamente conhecida e acarinhada por todos.

Com formação académica em Filosofia, tem-se dedicado a outras duas paixões, as Artes Plásticas e a Poesia, sendo autora do livro “Diálogo com o Ser”. Atualmente colabora com a Universidade Sénior de Oeiras, realizando curtas-metragens.

Antes do início do Sarau, o público presente foi convidado a apreciar os trabalhos de Graça Patrão que estavam expostos no átrio superior da Biblioteca, como pinturas em aguarela, painéis de pintura em azulejo e alguns poemas da sua autoria.

O Sarau integrou vários momentos intercalados, de Poesia, Música e Curtas-Metragens. Graça Patrão declamou dois poemas do seu livro, sendo um deles dedicado a Camões. Na Música, ouviram-se baladas de Zeca Afonso, temas tradicionais da Canção de Coimbra, temas populares, além de música de Cabo Verde e valsas.

A interpretação esteve a cargo de António José Almeida (voz) Valdir Araújo (voz e viola), Vítor Carvalho (viola), Júlio Carvalho (bandolim).

Pessoa multifacetada, Graça Patrão exibiu duas curtas-metragens da sua autoria, assinando todo o trabalho de realização, argumento, direção de atores, edição de imagem. Os atores são alunos da Universidade Sénior de Oeiras, amigos e convidados. A filmagem é uma da área de interesse que Graça Patrão descobriu recentemente, tendo já realizado pequenos filmes com pessoas de Caparrosinha e um outro sobre o Museu Etnográfico da Marmeleira. “São filmes que eu faço sem qualquer pretensiosismo”, esclarece, sendo sobretudo uma autodidata e uma curiosa.

O público assistiu a um espetáculo ligeiro, num ambiente familiar, tipo tertúlia, que proporcionou um serão agradável e de boa disposição.

Entre os presentes no Sarau encontrava-se o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que dirigiu algumas palavras, agradecendo desde logo a presença de Graça Patrão e restantes convidados.

O Presidente da Câmara referiu que Graça Patrão“ é já uma filha adotiva de Mortágua”, uma pessoa familiarizada com a maneira de ser e de estar dos mortaguenses, muito bem integrada na nossa comunidade, e afirmou que é uma mais-valia para Mortágua ter uma pessoa com a sensibilidade artística de Graça Patrão.

Aproveitou para informar (uma surpresa revelada naquele momento) que Graça Patrão é irmã do Engº. Gil Patrão, pessoa que tem igualmente ligações a Mortágua (a sua esposa é natural da Sobrosa). “Além de um particular amigo, faz questão de ser também um grande amigo de Mortágua, uma pessoa que já deu muito a esta terra”, lembrando as suas funções como Diretor Regional de Energia e como administrador da Bioelétrica (operação da Central Termoelétrica de Mortágua).

Júlio Norte destacou também a presença de António José de Almeida (mais conhecido por Tó de Vale de Açores), um dos músicos convidados, residente em Lisboa há muitos anos. O Presidente da Câmara afirmou que é sempre bom rever amigos e saudou este regresso às origens dos mortaguenses que estão espalhados pelo país, um sinal de que não esquecem as suas raízes.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade