Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Graça Patrão apresentou Poesia, Pintura e Curtas-Metragens na Biblioteca Municipal

2016-08-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal acolheu no passado dia 5 um sarau de Música, Poesia e Curtas-Metragens, tendo como convidada especial Graça Patrão.

Natural de Coimbra mas a residir em Oeiras, Graça Patrão tem ligações a Mortágua, possuindo há mais de 20 anos uma casa de férias em Caparrosinha. “Achei que era uma aldeia muito bonita e simpática, além disso estava perto do Bussaco e de Coimbra, dois locais de que guardo boas recordações e memórias de infância”, explicou”.

Ao longo dos anos criou laços de amizade com a população de Caparrosinha, sendo já uma pessoa sobejamente conhecida e acarinhada por todos.

Com formação académica em Filosofia, tem-se dedicado a outras duas paixões, as Artes Plásticas e a Poesia, sendo autora do livro “Diálogo com o Ser”. Atualmente colabora com a Universidade Sénior de Oeiras, realizando curtas-metragens.

Antes do início do Sarau, o público presente foi convidado a apreciar os trabalhos de Graça Patrão que estavam expostos no átrio superior da Biblioteca, como pinturas em aguarela, painéis de pintura em azulejo e alguns poemas da sua autoria.

O Sarau integrou vários momentos intercalados, de Poesia, Música e Curtas-Metragens. Graça Patrão declamou dois poemas do seu livro, sendo um deles dedicado a Camões. Na Música, ouviram-se baladas de Zeca Afonso, temas tradicionais da Canção de Coimbra, temas populares, além de música de Cabo Verde e valsas.

A interpretação esteve a cargo de António José Almeida (voz) Valdir Araújo (voz e viola), Vítor Carvalho (viola), Júlio Carvalho (bandolim).

Pessoa multifacetada, Graça Patrão exibiu duas curtas-metragens da sua autoria, assinando todo o trabalho de realização, argumento, direção de atores, edição de imagem. Os atores são alunos da Universidade Sénior de Oeiras, amigos e convidados. A filmagem é uma da área de interesse que Graça Patrão descobriu recentemente, tendo já realizado pequenos filmes com pessoas de Caparrosinha e um outro sobre o Museu Etnográfico da Marmeleira. “São filmes que eu faço sem qualquer pretensiosismo”, esclarece, sendo sobretudo uma autodidata e uma curiosa.

O público assistiu a um espetáculo ligeiro, num ambiente familiar, tipo tertúlia, que proporcionou um serão agradável e de boa disposição.

Entre os presentes no Sarau encontrava-se o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que dirigiu algumas palavras, agradecendo desde logo a presença de Graça Patrão e restantes convidados.

O Presidente da Câmara referiu que Graça Patrão“ é já uma filha adotiva de Mortágua”, uma pessoa familiarizada com a maneira de ser e de estar dos mortaguenses, muito bem integrada na nossa comunidade, e afirmou que é uma mais-valia para Mortágua ter uma pessoa com a sensibilidade artística de Graça Patrão.

Aproveitou para informar (uma surpresa revelada naquele momento) que Graça Patrão é irmã do Engº. Gil Patrão, pessoa que tem igualmente ligações a Mortágua (a sua esposa é natural da Sobrosa). “Além de um particular amigo, faz questão de ser também um grande amigo de Mortágua, uma pessoa que já deu muito a esta terra”, lembrando as suas funções como Diretor Regional de Energia e como administrador da Bioelétrica (operação da Central Termoelétrica de Mortágua).

Júlio Norte destacou também a presença de António José de Almeida (mais conhecido por Tó de Vale de Açores), um dos músicos convidados, residente em Lisboa há muitos anos. O Presidente da Câmara afirmou que é sempre bom rever amigos e saudou este regresso às origens dos mortaguenses que estão espalhados pelo país, um sinal de que não esquecem as suas raízes.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade