Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Programas ocupacionais de férias envolvem cerca de 300 crianças e jovens

2016-07-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Município de Mortágua está a promover dois programas ocupacionais de tempos livres de Verão destinados às crianças e aos jovens do concelho. Um desses programas é as Férias Ativas, que conta com perto de duas centenas de inscritos, com idades compreendidas entre os e os 6 e os 16 anos.

As atividades deste programa privilegiam o desporto e o convívio, desenvolvendo-se por vários equipamentos e espaços do Município, como Piscinas, Pavilhão Gimnodesportivo, Campos de Ténis, Polivalente e Ginásio do Centro Educativo, além do campo sintético da Gandarada. Para além das modalidades mais comuns, como futebol, basquetebol, andebol, vólei, ténis, natação, os jovens têm ainda a oportunidade de experimentar a Canoagem, na Albufeira da Aguieira.

As atividades são acompanhadas e supervisionadas por Técnicos de Educação Física e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, do Município. Aqui a prática desportiva é desenvolvida de uma forma lúdica e informal, pretendendo-se sobretudo promover os valores da amizade e do companheirismo, o espírito de grupo e de entreajuda, bem como a disciplina e a responsabilidade.

Programas ocupacionais também visam apoiar as famílias

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que os vários programas ocupacionais de Verão cumprem um duplo objetivo. Por um lado, proporcionar uma alternativa diferente de férias aos jovens do concelho, privilegiando o desporto, o convívio, a participação na vida da comunidade, e por outro, apoiar as famílias nesta fase mais complicada, logo após o final do ano letivo, em que se debatem com a questão de deixar os filhos sozinhos em casa, aumentando a preocupação em saber onde estão e o que estão a fazer ao longo do dia.

“Desta forma, os Pais podem ficar mais tranquilos e encarar o dia com mais confiança, sabendo que os seus filhos estão ocupados com atividades saudáveis e devidamente acompanhados”, diz.

O Município tem a funcionar um outro programa ocupacional de férias vocacionado para os jovens, denominado JEF- Jovens Estudantes em Férias, que envolve 100 participantes com idades entre os 14 e os 19 anos. Neste programa, os jovens desempenham tarefas ocupacionais, nomeadamente de apoio logístico ou administrativo nos equipamentos municipais. Alguns jovens estão também integrados nas equipas municipais de vigilância florestal. Os jovens cumprem um horário diário de quatro horas e recebem uma compensação simbólica como contrapartida. “Estas experiências são também importantes para os jovens em termos do seu desenvolvimento pessoal, da sua formação e participação cívica, e até de criação de hábitos de trabalho”, considera o Presidente da Câmara.

Na última semana de Junho, o Município já tinha proporcionado a participação de um grupo de 77 alunos do concelho, do 8º, 9º, 10º e 11º anos, nos Cursos de Verão da Universidade do Porto – projeto Universidade Júnior. Além do convívio e do divertimento, os alunos puderam conhecer o ambiente que se vive num campus universitário, participar em oficinas e projetos pedagógicos, viver novas experiências e alargar horizontes, perspetivando já o futuro ingresso na Universidade.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade