Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Projeto de alunos de Mortágua, em representação da Região de Coimbra, venceu Concurso Regional de Ideias de Negócio da CCDRC

2016-07-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O projeto “Walking Pal”,concebido por três alunos do 8ºC do Agrupamento de Escolas de Mortágua, depois de ter vencido o concurso intermunicipal de ideias de negócio, voltou a conquistar o 1º prémio, desta feita no “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Os vencedores da 3ª edição do concurso foram conhecidos no passado dia 29, numa sessão realizada no auditório da CCDR do Centro, em Coimbra.

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, da CCDRC, elege o “Aluno Empreendedor 2016” entre os representantes das comunidades intermunicipais da região Centro, tendo como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas escolas.

Nesta fase regional estiveram a concorrer seis projetos em representação de cada uma das comunidades intermunicipais da Região Centro. O júri do concurso, composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais com reconhecido mérito na área empresarial, e presidido pelo Reitor da Universidade de Aveiro, elogiou a simplicidade e viabilidade da ideia em termos técnicos e comerciais.

A ideia desenvolvida pelos alunos João Leitão, Mateus Saldanha e Rui Costa, orientados pelo professor José Augusto Rodrigues, consiste num bastão de caminhada com iluminação incorporada, através de duas fitas de leds, e surgiu da necessidade de conciliar o apoio aos caminhantes com a iluminação e sinalização do percurso. A extremidade do bastão ao tocar no chão irá produzir energia que vai ser acumulada numa bateria, a qual fornecerá energia em leds (constante ou intermitente) e poderá servir para carregar telemóvel ou outros dispositivos. O equipamento pode ainda ter um sistema de orientação GPS, permitindo a localização de uma pessoa em caso de perda.

Os nossos jovens contaram com um forte apoio da claque que viajou de Mortágua. O Vice-Presidente da CM Mortágua, Paulo Oliveira, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada, marcaram presença no evento e associaram-se à festa dos vencedores que levaram para casa, entre outros prémios, um Ipad.

O Presidente da Câmara felicita os jovens João Leitão, Mateus Saldanha e Rui Costa, bem como o Professor coordenador, José Augusto Rodrigues, destacando a qualidade do projeto e da apresentação. “Sentimos naturalmente muito orgulho na Escola que temos e nos nossos jovens. Eles foram extraordinários, muito competentes, e representaram muito bem o Município de Mortágua e a Região de Coimbra”.

E salienta também o papel do Agrupamento de Escolas e do Município de Mortágua, que em boa hora decidiram associar-se a este projeto de empreendedorismo nas escolas promovido pela CIM da Região de Coimbra. Segundo Júlio Norte, é fundamental incentivar os jovens, desde cedo, para o empreendedorismo, a inovação, a criatividade. “A escola é um local por excelência onde podem desenvolver essas competências”, considera.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade