Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurada a obra de requalificação da Ponte de Vila Moinhos, na ex- EN228. Melhoria das condições de circulação e de segurança.

2016-06-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi inaugurada no passado dia 26 a obra de requalificação da Ponte de Vila Moinhos, na ex-EN228.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, o Presidente da Junta de Freguesia do Sobral, Eurico Tomé, e o ex-Presidente da Junta, José Alexandre, procederam, em conjunto, ao ato simbólico de descerramento de uma placa que ficará a perpetuar este dia e acontecimento significativo para a freguesia e para o concelho. Estiveram ainda presentes Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia de Espinho e Pala, o responsável municipal da Divisão de Conservação do Território e Serviços Urbanos, Engº. Albano Tomás,além das muitas pessoas, da povoação e da freguesia, que quiseram associar-se a este evento simbólico.

A ponte foi objeto de uma profunda intervenção que teve como objetivo melhorar as condições de trânsito e segurança rodoviária naquele local, de modo a facilitar o cruzamento de veículos sobre o tabuleiro, e ao mesmo tempo permitir a sua utilização pelos peões em condições de segurança. Antes desta intervenção, a passagem de dois veículos em simultâneo era muito complicada, sobretudo para os veículos pesados.

  

A intervenção compreendeu obras de reforço estrutural, ao nível dos pilares, muros, alargamento dos acessos ao tabuleiro, construção de passeios no lado poente. Paralelamente às obras na ponte, procedeu-se à execução da rede de águas pluviais e da rede de águas residuais das habitações situadas a montante da mesma.

Segundo o Presidente da Câmara, Júlio Norte, esta intervenção veio dar satisfação a um anseio dos habitantes de Vila Moinhos, que há muito sentiam os constrangimentos da passagem na ponte. E refere: “ Esta ponte quando foi construída estava dimensionada para as características do tráfego naquela época mas entretanto os tempos evoluíram, a tipologia e o volume do tráfego e as exigências atuais são diferentes”.

Para além da melhoria das condições de circulação, destaca ainda a intervenção realizada ao nível do reforço estrutural da ponte, uma vez que já apresentava sinais de degradação.

Por fim, salienta a preocupação que houve de preservar as características arquitetónicas da ponte, o seu valor patrimonial e simbólico, e ao mesmo tempo torná-la numa estrutura funcional e adequada às necessidades do tráfego atual.

A empreitada no seu todo (beneficiação da ponte e respetivos acessos, ampliação das redes de águas pluviais e esgotos) representou um investimento de cerca de 300 mil euros.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade