Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Apresentação da nova edição do livro “O Pinheiro”, de Tomaz da Fonseca

2016-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

No passado dia 27, integrada no programa da Expomortágua, foi apresentada a nova edição do livro “O Pinheiro”, da autoria do escritor Tomaz da Fonseca (1877-1968).

A apresentação do livro esteve a cargo do Dr. João Paulo Almeida e Sousa, médico, e uma personalidade bem conhecida dos mortaguenses, que assina também o prefácio da obra. Este livro ajuda a compreender o facto de Mortágua ser hoje um concelho densamente florestal, e como a ação pedagógica e empreendedora de Tomaz da Fonseca foi relevante nesse campo, sensibilizando o povo para a riqueza e as vantagens da florestação.

Quem diria, já lá vão tantos anos, que estava certo na antevisão do futuro! Na Nota Introdutória, o Dr. João Paulo Almeida e Sousa destaca isso mesmo: “Neste livro o Autor marca o advento daquela que viria a ser a maior riqueza do concelho de Mortágua: a floresta”.

Nessas palestras pela serra, em que Tomaz da Fonseca fazia-se acompanhar do seu amigo Basílio Lopes Pereira, sublinha o autor do prefácio, “há um espírito pedagógico, com uma clara preocupação em ensinar, ou não fosse Tomaz da Fonseca professor, e uma preocupação na elevação do nível sociocultural das gentes da serra. (…) Pode-se dizer que Tomaz da Fonseca pensou na floresta com uma visão alargada, rasgando os horizontes de gente simples mas laboriosa, lançando o penisco para o Futuro em serenas conversas marcadas pela pedagogia na forma e nos conteúdos. Em O Pinheiro encontramos o Autor lutando sempre contra a indiferença, a desvalorização das terras e de quem as trabalha, os preconceitos e hábitos intemporais de gerações, enleadas na pobreza num ciclo vicioso, sem futuro, sem verem a luz do desenvolvimento e longe do progresso, carregadas de analfabetismo e de duros trabalhos de sol a sol, muitas vezes arredados da justa recompensa, mas conhecendo bem a rudeza da vida e da subsistência por vezes em condições infra-humanas!”.

O Dr. João Paulo Almeida e Sousa considera que “nunca é tarde para fazer justiça e reconhecer os méritos daqueles que, pela sua dimensão enquanto livres-pensadores, conseguiam no seu tempo ter a clarividência de transmitir mensagens e ensinamentos”. Segundo o mesmo, a presente reedição faz jus a uma obra, que sendo pequena na dimensão (lê-se numa penada) é enorme nos propósitos, e considera que se trata de uma justa e singela homenagem que engrandece e enobrece a Câmara Municipal, que a promoveu.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, relembra os agradáveis e brilhantes diálogos de Tomaz da Fonseca com as gentes das montanhas e a sua ação junto das populações que contribuiu para o florescimento da mancha florestal do concelho. E destaca o trabalho de educação e esclarecimento do povo que Tomaz da Fonseca empreendeu no princípio do século XX, feito com mestria, respeito e simplicidade (Tomaz da Fonseca, sendo um homem das letras, considerava-se também um “pequeno agricultor das terras altas”), no sentido de mudar velhos hábitos e crenças enraizadas. “É também devido ao testemunho deste homem e dos seus ensinamentos que nos podemos orgulhar deste nosso Concelho Verde, encontrando na floresta a nossa maior riqueza, aprendendo a respeitá-la e a tirar o melhor partido dela”, diz.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade