Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Expomortágua contou com número recorde de expositores e atraiu dezenas de milhares de visitantes.

2016-06-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Expomortágua encerrou no passado dia 29 com uma enorme multidão. Apesar das condições atmosféricas adversas, o certame voltou a atrair dezenas de milhares de visitantes ao longo dos três dias de duração.

A abertura da Expomortágua foi presidida pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Profª Drª. Ana Abrunhosa. Na cerimónia marcaram ainda presença o Vice-Presidente da CIM–Região de Coimbra, deputados da Assembleia da República do Circulo de Viseu, Autarcas da região, representantes de Associações de Desenvolvimento, Empresários, além das Entidades Municipais (Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Juntas de Freguesia). A assistir ao ato estavam ainda muitos mortaguenses e demais visitantes que se associaram a este momento inaugural.

Após a abertura, que teve de ser encurtada devido à chuva (uma constante ao longo dos três dias), procedeu-se ao lançamento da nova edição do livro “O Pinheiro”, da autoria de Tomás da Fonseca, e com apresentação a cargo do Dr. João Paulo Almeida e Sousa. De seguida, a Presidente da CCDR do Centro, guiada pelo Presidente da Câmara, visitou os stands e trocou impressões com os empresários e representantes das empresas instalados no recinto.

Apesar das vicissitudes do estado do tempo, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, faz um balanço geral positivo do certame. “Tivemos mais uma vez a presença de dezenas de milhares de pessoas, oriundas do concelho, da região e até doutros pontos mais distantes do País, e não fosse a chuva, teríamos a cereja em cima do bolo, como se costuma dizer”. E lembra: “Há três anos começámos do zero e hoje a Expomortágua assume-se já como a maior feira do País a nível da floresta e uma grande mostra da diversidade, riqueza e dinamismo das empresas ligadas à floresta, energia, turismo, agricultura, indústria, comércio e serviços”.

Por isso, diz, “valeu a pena a nossa ousadia, o nosso acreditar, a nossa determinação, é garantidamente uma aposta que ganhámos”. Para o Presidente da Câmara este evento é a confirmação de que “com trabalho, dedicação e empenhamento das nossas gentes, somos capazes de fazer, e bem, grandes coisas”.

Terminada a edição de 2016, agora é o momento de fazer a avaliação final do evento, analisar o que correu bem e menos bem. “À semelhança do ano transato, o Município não deixará de fazer as alterações e melhorias que achar convenientes no sentido de proporcionar as melhores condições quer aos expositores quer aos visitantes. Queremos que a Expomortágua seja cada vez melhor”.

Este ano a Expomortágua registou um número recorde expositores, mais de 200, ligados a diferentes sectores económicos, mas com especial enfâse para a floresta. Eram muitos os stands dedicados à produção e comercialização de produtos e equipamentos florestais, bem como ao apoio técnico aos produtores florestais. Alguns expositores aproveitaram para fazer demonstrações de novos esquipamentos e inovações técnicas, que suscitaram um grande interesse junto dos operadores florestais.

O evento integrou mais uma vez o Fórum Florestal de Mortágua, com a presença de cerca de duzentos participantes, entre produtores, empresários, técnicos, representantes de associações florestais. A produtividade dos povoamentos e a certificação florestal foram os dois grandes painéis em debate. Pela primeira vez o Fórum Florestal internacionalizou-se, contando com a presença de especialistas e representantes de associações de produtores florestais do norte de Espanha (Galiza).

A gastronomia fez-se representar pelas tasquinhas dinamizadas pelas Associações Locais e pelos produtos típicos locais (Bolo de Cornos, Pastel Juiz de Fora, pão de fabrico caseiro, enchidos, entre outros). A Feira de Artesanato, com mais de 50 expositores, foi outro ponto obrigatório de visita. A animação e a música foram uma constante nos três dias, com a atuação dos grupos CRF (Mortágua) e Diabo na Cruz, e no domingo a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI.

O programa da Expomortágua integrou ainda a 1ª edição do Mortágua Trail Running. O evento registou centena e meia de participantes, distribuídos pelos três percursos sugeridos: Caminhada (10 Km), Mini-Trail (15 km) e Trail (30 km).

Galeria de Fotos


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade