Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Concurso Municipal de Empreendedorismo envolveu 260 alunos do 3º Ciclo e Secundário

2016-05-30

Foram conhecidas as duas Ideias de Negócio, desenvolvidas por alunos do Agrupamento de Escolas, que irão representar o Município de Mortágua no concurso de empreendedorismo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM).

As ideias de negócio foram apresentadas numa sessão pública, realizada no passado dia 25, no Centro de Animação Cultural, perante uma plateia que encheu o auditório, constituída por Alunos, Pais, Professores, Auxiliares de Ação Educativa e Entidades Municipais.

No palco cada grupo apresentou e defendeu as virtualidades da sua ideia de negócio, fazendo ainda referência à análise de mercado, às previsões financeiras em termos de investimento necessário e à forma como pretendem divulgar o produto.

Um júri de três pessoas (um representante do Município, do Agrupamento de Escolas e do sector empresarial do concelho), avaliou as ideias apresentadas de acordo com cinco critérios: grau de inovação, exequibilidade prática, qualidade da apresentação, maturação da ideia e impacto da mesma no território da região (CIM).

O concurso apurou os dois vencedores, um por cada nível de ensino (3º Ciclo e Secundário) que irá representar Mortágua na final intermunicipal, que envolverá os 19 municípios da CIM Região de Coimbra. O projeto Walking Pal foi o selecionado no 3º Ciclo, enquanto o projeto Chemical Lighter venceu no Secundário.

O concurso municipal envolveu 13 turmas, num total de 260 alunos, acompanhados por 11 professores. Inicialmente foram apresentadas 21 ideias, tendo no final sido selecionadas 10, cinco por nível de ensino (3º Ciclo e Secundário), porque é assim que ditam as regras do regulamento do concurso.

O Presidente da Câmara, Júlio Norte, referiu que foram apresentadas ”ideias muito interessantes”, por isso, todos os alunos participantes estavam de parabéns, manifestando a sua certeza de que Mortágua estará bem representada na final intermunicipal. Dirigindo-se aos alunos, disse que o tempo que despenderam a desenvolver a sua ideia/projeto não foi tempo perdido, antes pelo contrário, tendo-lhes proporcionado outras competências importantes, como a criatividade, o trabalho em equipa, o estarem ali a apresentar as suas ideias perante o público.

Felicitou ainda o Agrupamento de Escolas pela sua parceria neste projeto, os professores que orientaram os alunos, bem como os Pais, pela sua presença e apoio constante.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, agradeceu o envolvimento da comunidade educativa (Alunos, Professores e Funcionários), e vincou que todos os participantes eram vencedores, finalizando com votos de muito sucesso.

A sessão ainda com um momento cultural, de música e teatro, dinamizado pelos alunos que participaram na edição deste ano das Escoliadas, na qual o Agrupamento de Escolas de Mortágua classificou-se em segundo lugar.

 

As ideias vencedoras

Walking Pal

A ideia desenvolvida consiste num bastão luminoso e surgiu da necessidade de conciliar o apoio aos caminhantes com a iluminação e sinalização do percurso. A extremidade do bastão ao tocar no chão irá produzir energia que vai ser acumulada numa bateria, a qual fornecerá energia em leds e poderá servir para carregar telemóvel ou outros dispositivos. O equipamento pode ainda ter um sistema de orientação GPS. O público-alvo do projeto são os praticantes de caminhadas, passatempos e desportos ao ar livre, peregrinos.

Alunos: João Leitão, Rui Costa e Mateus Saldanha

Professor coordenador: Prof. José Augusto Rodrigues

 

Chemical Lighter

A ideia consiste numa acendalha que não necessita de fósforos ou qualquer outra fonte de ignição para produzir chama. Numa cápsula estão dois reagentes químicos, glicerina e permanganato de potássio, que após se retirar a patilha de segurança, misturam-se e formam uma combustão. Uma ideia muito útil para churrascos e picnics, quando não há fósforos à mão.

Alunos: Helena Viegas, Marina Rodrigues e Francisco Melo

Professores coordenadores: Profª Carla Mota e Daniel Correia

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade