Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Escritores mortaguenses estiveram em destaque no encerramento da Feira do Livro

2016-05-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Os escritores mortaguenses estiveram em foco no encerramento da Feira do Livro. Organizado pelo Município, o evento decorreu entre 17 e 21 de maio, no Mercado Municipal, onde sabores e saberes partilharam as atenções do público.

Três autores de Mortágua apresentaram as suas mais recentes obras literárias. Patrícia Diogo deu a conhecer o seu livro de estreia, com o título “Pezurala Sençad, a fada inexperiente”, que teve apresentação pública no passado dia 14, na Biblioteca Municipal.

Pedro Abreu Simões deu a conhecer o seu segundo livro de Poesia, lançado em Março deste ano, intitulado “Poemas por Ser”, que sucede a “Mar Reverso”. Pedro Simões escreve que “ser Poeta é sentir o navegar em águas corridas que voltarão a fluir”, mas que não serão as mesmas, como os rios de Heraclito, e que “a Poesia é o rio transparente de quem vê passar as águas, retendo instantes do fluir dos sentidos e dos sentimentos, em que o passado já escrito se torna futuro a ser lido em várias correntezas”.

Jorge Gonzalez apresentou a sua segunda obra literária, “Os vermes não vestem fraque”, depois de ter lançado em 2013 o seu primeiro livro sob o título “Os Amores de Umbelino Amêndoa”. Este segundo livro é descrito como um romance metabiográfico. Segundo Jorge Gonzalez, este livro parte de vivências pessoais, mas não é autobiográfico, derivando depois para a ficção. O romance é o género com que mais se identifica, até porque, diz, “o romance ensina-nos muito sobre a realidade, a ficção é uma boa forma de abordarmos certos temas, de forma menos direta, através das personagens e histórias que criamos”. Jorge Gonzalez adiantou que acabou de escrever o seu terceiro livro, pelo que haverá novidades muito em breve.

O Presidente da Câmara visitou a Feira e marcou ainda presença na apresentação do novo livro de Jorge Gonzalez, tendo aproveitado a ocasião para felicitar o autor, afirmando que é um confesso admirador da sua escrita. E aludiu à “nova geração de escritores” que está a despoletar em Mortágua, dizendo que tal ”é um motivo de orgulho e um sinal de que Mortágua tem muita gente com competência, talento, criatividade, e que são uma garantia de futuro da nossa terra”.

O Presidente da Câmara relevou também a reedição de alguns livros que o Município está a promover, a primeira das quais foi a obra “O Pelourinho de Mortágua”, da autoria do Dr. Assis e Santos, seguindo-se agora “O Pinheiro”, de Tomás da Fonseca. Adiantou que para o mês de setembro está ainda previsto o lançamento de uma obra sobre Mortágua e a 3ª Invasão Napoleónica, da autoria do Dr. João Paulo Almeida e Sousa.

Neste último dia da Feira do Livro houve ainda tempo para a música, com a atuação dos Bonkers, formados pelos jovens Beatriz Antunes e Luís Nunes, porque afinal a música e a literatura não estão assim tão distantes, desde logo no seu processo criativo, mas também no modo como mexem com os nossos sentidos, sentimentos e emoções.

Além dos escritores locais, a Feira do Livro recebeu a visita das escritoras Isabel Ricardo e Manuela Ribeiro, autoras de vários livros para crianças e jovens. As duas escritoras apresentaram algumas das suas histórias às crianças do Pré-Escolar (Centro Educativo e Jardim-Escola João de Deus), as quais puderam ainda desfolhar os livros infantis expostos.

Num tempo em que o digital, as redes sociais e a Internet dominam a atenção dos mais novos (e também dos adultos), iniciativas como a Feira do Livro ajudam a promover hábitos de leitura, a defender o livro como forma de preservar o conhecimento, a captar novos leitores.

Mas o mais importante é ler e fazê-lo com prazer, como uma rotina diária, desfrutando da beleza e sentido das palavras, do conhecimento e da interpretação das coisas e do mundo que é proporcionado através da leitura de um livro.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade