Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Feira do Livro. Escritoras de livros infantojuvenis contam histórias para as crianças do Pré-Escolar

2016-05-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Está a decorrer ao longo da semana mais uma edição da Feira do Livro, organizada pelo Município de Mortágua. O Mercado Municipal volta a receber este evento, onde sabores e saberes coabitam salutarmente, proporcionando alimento ao corpo e ao espírito.

Ao todo estão disponíveis 1250 títulos para “saborear”, de vários géneros literários, e para gostos e públicos diferenciados, com a vantagem de poderem ser adquiridos com descontos, que podem chegar aos 25%.

O evento conta com a presença de escritores convidados, o primeiro dos quais foi Isabel Ricardo, autora de coleções de grande sucesso para crianças e jovens, como “Os Aventureiros”, que já vai em 11 volumes, “Guerreiros da Luz”, Contos Marotos e “Contos do Bosque Sempre Verde .

Isabel Ricardo era uma criança sonhadora e aos três anos gostava de inventar as suas próprias histórias, fingindo que as lia nos livros e cadernos escolares da irmã, de tal maneira que quem a escutava pensava que ela já sabia ler…. Inscreveu-se na biblioteca da Nazaré, trazendo livros para casa às escondidas dos pais. Fugia para casa de amigas, dizendo que ia brincar com elas, mas ia escrever as suas histórias.

Sonhava ser detetive e acalentava um sonho muito querido, que nunca contou a ninguém, pois nunca acreditou que alguma vez conseguisse… ser escritora.

Escreveu o seu primeiro livro de aventuras aos 11 anos, “Os aventureiros do castelo assombrado”. O fascínio pelos castelos explica em parte o seu gosto pelas histórias de aventuras, cheios de mistério e suspense.

Tem já 30 obras publicadas, para todas a idades, incluindo seis romances históricos. Perante uma plateia constituída por crianças do Pré-Escolar, a autora contou três das suas histórias: “O Fantasma das Cuecas Rotas”, que sensibiliza as crianças para o respeito das diferenças e para a tolerância, “O Coelhinho avarento” e “Um sonho muito interessante”.

Amanhã será a vez da escritora Manuela Ribeiro, outra autora de livros para a infância e juventude, contar algumas das suas histórias às crianças do Pré-Escolar do concelho. Manuela Ribeiro publicou já diversas obras, com destaque para a coleção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.

O dia de sábado será dedicado aos escritores de Mortágua. Patrícia Diogo apresenta o conto infantil “Pezurala Sençad, a fada inexperiente”, que marca a sua estreia na escrita literária. Jorge Gonzalez irá fazer a apresentação da sua segunda obra, “Os vermes não vestem fraque”, um romance metabiográfico. Pedro Abreu Simões apresenta o seu novo livro “Poemas por ser”, publicado em Março deste ano. São três autores mortaguenses que fazem parte de uma geração de novos escritores, que nos últimos anos, tem florescido em Mortágua.

O duo Bonkers irá animar musicalmente o evento, durante a tarde.

A Feira do Livro funciona das 9h00 às 18h00, em horário contínuo, sendo que no sábado terá um horário alargado, entre as 8h30 e as 19h00. Não deixe de visitar!


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade