Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Conselho Local de Acção Social avaliou Plano de Acção 2005-2006

2006-02-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Balanço do 1º semestre

Reuniu-se no passado dia 27 de Janeiro o Conselho Local de Acção Social. Esta reunião teve como principal ponto a apreciação e avaliação do nível de execução do Plano de Acção 2005-2006, referente ao 1º semestre, que se iniciou em Junho e terminou em Dezembro. O Conselho Local de Acção Social (adiante designado por CLAS), foi criado no âmbito do Programa da Rede Social, implementado através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, de 18 de Novembro. O CLAS é um órgão da Rede Social, tem como objectivo a promoção do desenvolvimento local, através da planificação e articulação de esforços ao nível da intervenção sócio-económica. O CLAS de Mortágua é constituído por um Núcleo Executivo, mais restrito, e um Plenário, formado por 25 parceiros.
Os primeiros passos da construção da “Rede Social” foi a elaboração de um Pré-Diagnóstico Social e Diagnóstico Social, que permitiu identificar necessidades e estabelecer objectivos e prioridades. A partir daí elaborou-se um Plano de Desenvolvimento Social, de forma a integrar os projectos e actividades dos vários “actores sociais” numa estratégia comum.
O Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Mortágua, com um âmbito de actuação de quatro anos (2004-2007), definiu 4 grandes eixos estratégicos: reforçar a integração social, através da discriminação positiva de grupos socialmente mais vulneráveis; dinamizar a economia local através da articulação, diversificação e qualificação do tecido sócio-económico; promover a animação local centrada nas pessoas, perspectivando a criação de um território e o ambiente de satisfação, qualidade e realização pessoal e comunitária e consolidar a Rede Social como um fórum inter-institucional e comunitário para a decisão estratégica.
O Plano de Desenvolvimento Social pretende globalmente integrar políticas e medidas de vários níveis de desenvolvimento (Educação, Formação Profissional, Emprego, Acção Social, Habitação, Cultura, Lazer, Associativismo, etc), racionalizar e adequar os recursos e as iniciativas locais existentes, rentabilizar saberes, bem como encontrar soluções “inovadoras”.
Por outro lado, em termos de população, pretende contribuir quer para prevenir os problemas, quer para lhes dar resposta, através da criação de intervenções continuadas e sustentáveis. Esse Plano global concretiza-se em Planos de Acção anuais que procuram dar respostas concretas e práticas aos objectivos gerais atrás referidos.

Continuidade e inovação

O Plano de Acção 2005-2006 deu continuidade a projectos que já existiam, mas também ficou marcado pela execução e lançamento de novos projectos, de enorme importância para a população. Entre eles últimos destacam-se a entrada em funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, em Junho, e da Unidade de Acolhimento Temporário, em Outubro. Esta última estrutura, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, conta com 27 camas, prestando apoio ao internamento temporário de pessoas em situação de dependência com uma forte componente de reabilitação. Desde a sua entrada em funcionamento já deu internamento a 23 pessoas. Em fase de conclusão encontra-se o Centro Social da Fundação Balmar, na Marmeleira, que irá ter as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. No início deste ano lectivo começaram a funcionar Serviços de Apoio à Família no Ensino Pré-Escolar da Felgueira, freguesia do Sobral, acrescendo aos já existentes.
Noutra área, a da dinamização económica, há a destacar o início da construção do Ninho de Empresas, que irá apoiar iniciativas empresariais em fase de arranque ou desenvolvimento, nomeadamente de jovens empresários e licenciados. Foi também lançado o Concurso de Ideias, Empresas e Empresários, cujo processo de selecção dos projectos vencedores já foi concluído. Na área da qualificação e formação profissional, através do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, promovido pela ADICES, foi possível certificar 35 pessoas do concelho de Mortágua, inscritas naquele projecto.
Entre os projectos a executar no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social, encontram-se ainda, a título de exemplo, a Carta Educativa, a elaboração de um programa de reabilitação habitacional, o diagnóstico da população deficiente e a criação de uma nova valência Creche. Este último projecto, no entanto, está dependente da autorização por parte do Ministério da Segurança Social.
“Já fizemos um levantamento das crianças nascidas nos últimos três anos e segundo a nossa avaliação há necessidade e espaço para a criação de uma nova valência Creche, mas ainda não obtivemos uma resposta positiva do lado da Segurança Social”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade