Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Memorial. Bispo de Coimbra presidiu à bênção do Monumento ao Peregrino.

2016-05-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Assinalando exatamente um ano sobre a tragédia que vitimou cinco mortaguenses que se dirigiam a peregrinação a Fátima, realizou-se uma Eucaristia e a Bênção de um memorial de homenagem aos peregrinos de Mortágua que partiram naquele fatídico dia e a todos os peregrinos que trilham os “caminhos da fé”.

A Igreja Matriz de Mortágua foi pequena para todos os que quiseram associar-se a esta sentida homenagem, encontrando-se centenas de pessoas no exterior que acompanharam a celebração pelo sistema de som. Foi num ambiente de muita emoção que decorreu a cerimónia, mostrando que está bem presente na memória de todos aquele trágico acontecimento que enlutou famílias e toda uma comunidade.

A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, acompanhado pelos párocos da Unidade Pastoral de Mortágua, Padre António Correia e Padre Francisco Tomás, Padre Filipe Dinis, Assistente Regional do CNE, Padre Manuel Antunes, responsável pela Mensagem de Fátima em Portugal. Nas cerimónias marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, Entidades Civis e Militares. Estiveram também presentes representantes do Município e dos Bombeiros de Condeixa, que foram dos primeiros a dar apoio no momento do fatídico acidente, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), do Movimento da Mensagem de Fátima, além dos Escuteiros de Mortágua, que foram também atingidos por esta tragédia.

Na Eucaristia, o Bispo de Coimbra afirmou que “o amor é a única coisa que faz sentido na vida e, neste momento, encontramo-nos reunidos para revelar a nossa solidariedade com os cinco peregrinos que perderam a vida na peregrinação em direção a Fátima”.

“Não há grandes palavras que permitam compreender o sucedido e fazer com que possamos viver com paz interior”, expressou D. Virgílio Antunes, afirmando que todos os peregrinos levam no coração a reflexão de interiorizar e respeitar a vontade de Deus, e estes peregrinos, certamente levavam essa reflexão”. D Virgílio Antunes sublinhou que “a vida é uma grande peregrinação onde se procura a verdade” e lembrou que também Jesus Cristo foi um peregrino. E pediu aos presentes que a partir desta situação trágica façam uma “renovação da fé” e de “amor aos outros”. E que a grande confiança em Nossa Senhora de Fátima continue a ser exaltada, “não só como uma forma de reconhecermos a verdade do coração destas pessoas que iam na peregrinação mas também de fazermos justiça aquilo que é o modo de pensar, viver e sentir a fé do povo português e concretamente desta comunidade de Mortágua”.

O Padre António Correia, em nome da comunidade paroquial de Mortágua, dirigiu agradecimentos a todas as entidades que prestaram apoiaram naquele momento trágico e nos atos subsequentes, nomeadamente Bombeiros de Condeixa, INEM, Município de Condeixa, Município de Mortágua, GNR, Bombeiros de Mortágua, Corpo Nacional de Escutas, Movimento da Mensagem de Fátima, Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, entre outras, além do apoio da comunidade local e dos emigrantes.

Visivelmente emocionado, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, agradeceu o apoio e a força que o Bispo de Coimbra deu à comunidade mortaguense no momento do trágico acidente. Agradeceu também o “extraordinário apoio” que o Município e os Bombeiros de Condeixa prestaram desde a primeira hora.

Dirigiu-se posteriormente aos familiares e amigos das vítimas, expressando-lhes palavras de solidariedade, coragem, força e incentivo para continuarem a vida.

O Presidente da Câmara referiu que a dor e a mágoa ainda estão muito presentes, e que esta tragédia atingiu toda a comunidade mortaguense, numa dor coletiva. “Este momento tão trágico fez-nos estar ainda mais unidos e sermos mais solidários”, afirmando que “a vida tem de continuar, por mais que nos custe”. Júlio Norte destacou também a homenagem que os alunos do Agrupamento de Escolas prestaram aos dois colegas que partiram, feita de uma forma anónima e com uma dignidade extraordinária.

Após a celebração da Eucaristia, seguiu-se a bênção do Monumento ao Peregrino, um momento vivido com especial emoção. As pessoas partilharam gestos de carinho, palavras de conforto, entre lágrimas e abraços, dirigidos sobretudo aos familiares e amigos próximos das vítimas daquela tragédia. O povo de Mortágua mostrou toda a sua solidariedade e que a memória dos filhos da terra que partiram permanece nos seus corações.

O monumento, da autoria do escultor Armando Martinez, está edificado junto à Igreja Matriz, precisamente no local que habitualmente serve de partida e chegada das peregrinações a Fátima. No monumento figuram cinco rostos (tantos quantos os peregrinos falecidos), o cajado do peregrino, a Cruz de Cristo e o laço que simboliza os Escuteiros. A edificação contou com o apoio da comunidade paroquial de Mortágua, Município e comunidade portuguesa no Luxemburgo, em especial dos emigrantes mortaguenses ali radicados.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade