Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Presidente da Câmara visitou obra de construção da Casa Mortuária da Marmeleira

2016-04-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Está em fase adiantada a construção da Casa Mortuária da Marmeleira, uma obra que vem colmatar uma necessidade sentida pela população. Até à data os velórios são realizados na Capela da Sra. da Ribeira, que se encontra um pouco deslocalizada, situando-se ao fundo da povoação, além do acesso não ser o melhor.

A Casa Mortuária está a ser construída a poucos metros da Igreja Matriz, no lado oposto, sendo uma localização mais central beneficiando as cerimónias exequiais.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira, José Alberto Diogo, efetuou, no passado dia 15, uma visita ao local para observar o andamento das obras, tendo-se inteirado do projeto em termos mais concretos. Para além do salão principal destinado ao velório, o edifício é constituído por instalações sanitárias de apoio, arrumos e cave.

A obra, lançada pela Junta de Freguesia, foi adjudicada pelo valor de 68.820,14 euros. O Município de Mortágua vai apoiar a execução da obra, a nível técnico e financeiro, no âmbito de um Protocolo de Colaboração a celebrar com a Junta de Freguesia. Além do acompanhamento técnico da execução da obra, o Município vai atribuir uma comparticipação financeira no valor de 61.938,30 euros, o que representa 90% do investimento.

Prevê-se que a obra fique concluída nos próximos dois meses. “A nossa expetativa é que a obra possa ser inaugurada por ocasião da Festa Geral da Marmeleira, que se realiza no terceiro domingo do mês de Junho”, refere o Presidente da Junta de Freguesia, José Alberto Diogo.

O Presidente da Câmara, Júlio Norte, mostrou-se satisfeito por ver que a obra está a avançar a bom ritmo e salienta que estas obras são o resultado do espírito de cooperação e de trabalho em equipa que tem pautado o relacionamento institucional entre Município e Juntas de Freguesia. “A Câmara Municipal sempre apoiou a realização destas obras, podemos até dizer que é uma tradição institucionalizada, porque naturalmente somos sensíveis à dor das famílias, tentando, na medida do possível, aliviá-la”, refere. O Presidente da Câmara lembra ainda que há famílias que não têm condições para realizar os velórios em casa, sendo outra razão que justifica a importância da existência destes equipamentos.

Mas há outras obras a destacar na povoação. É disso exemplo a intervenção já realizada na zona do antigo choupal, junto ao Moinho e à Capela da Sra. da Ribeira. Esta zona confinante à ribeira da Marmeleira foi melhorada e valorizada, tirando todo o proveito do sítio, de grande beleza natural.

Foi semeado prado e plantadas novas árvores, como carvalhos, oliveiras, freixos, tileiras, medronheiros, vimeiros de jardim, criando-se assim um parque de merendas com todas as condições. Este parque está equipado com instalações sanitárias, mesas e bancos, sendo muito atrativo, dada a sua envolvência paisagística e patrimonial. A intervenção foi executada pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade