Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fernando Romão, fotógrafo profissional, orientou Caminhada fotográfica

2016-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 20 uma Caminhada Fotográfica pela Vila e outros locais do concelho.

A iniciativa, promovida pelo Município e com a colaboração da empresa Aventuris (desportos de natureza), contou com 15 participantes, todos do concelho de Mortágua.

O gosto pela fotografia, a troca de experiência e o aperfeiçoamento de conhecimentos, foi o mote comum que juntou os participantes.

A presença de Fernando Romão, fotógrafo profissional reconhecido e premiado, experiente guia e intérprete da natureza há quase 20 anos, constituiu um forte incentivo para que as pessoas tivessem aderido à iniciativa.

A concentração dos participantes teve lugar pelas 09h00, junto à Praça do Município, e logo ali surgiram os primeiros cenários para começar a fotografar. A Maratona BTT, a Feira da Primavera e a tradicional Procissão dos Ramos, ofereceram variados e coloridos motivos, que cada um registou em função da sua sensibilidade e da sugestão do momento.

Seguiu-se depois um percurso pelas ruas da Vila e pelas margens da Ribeira da Fraga.

A etapa da manhã finalizou com o almoço, no espaço da Feira da Primavera, tendo sido mais um momento de convívio que ajudou a estreitar a amizade e a interação entre os participantes e a criar o espírito de grupo, que foi uma constante ao longo do dia.

Após o almoço e uma visita à Feira, os participantes saíram da Vila e partiram à descoberta das aldeias, do mundo rural e das belezas naturais mais recônditas do concelho. No roteiro não podia faltar uma visita às famosas Quedas de Água das Paredes, que nesta altura do ano, proporcionam um cenário de rara beleza e motivos para belas fotografias. A zona do Moinho Velho em Vila Nova, as aldeias de Mortazel e Riomilheiro (espigueiros), foram outros pontos de paragem.

Apesar de ser um fotógrafo de renome, Fernando Romão cativou os participantes com a sua simpatia e simplicidade, mostrando-se sempre muito acessível e disponível para ajudar em qualquer dúvida ou dificuldade, para dar conselhos e dicas, tendo constituído uma oportunidade única e bastante proveitosa para os participantes melhorarem a sua técnica e performance.

Fernando Romão é um apaixonado pela biodiversidade, tem procurado conhecer e fotografar as espécies que encontra, mantendo atualmente um vasto arquivo fotográfico do património biológico de Portugal. Foi esta uma das formas que encontrou para promover, através da fotografia, o conhecimento e conservação da nossa biodiversidade. Ainda colabora ativamente com duas plataformas portuguesas que se dedicam ao conhecimento e divulgação deste património. O GeObserver, um portal exclusivo da Serra da Estrela, e o Naturdata, de âmbito nacional.

Nos últimos anos tem promovido algumas atividades relacionadas com a interpretação natural e a fotografia na Serra da Estrela, enquadradas na calendarização da empresa Aventuris ou dando apoio a outros colegas de profissão. E, de forma amadora e voluntariamente, tem dedicado uma especial atenção ao estudo e conhecimento dos lepidópteros (borboletas), colaborando estreitamente com alguns especialistas nacionais e estrangeiros.

Está atualmente integrado num recente projeto editorial, a Foge comigo!, uma editora de guias de destinos do interior de Portugal onde, como fotógrafo, regista os aspetos relacionados com o património construído, percursos, eventos, pessoas, gastronomia, alojamento e natureza.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade