Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Feira da Primavera animou Praça do Município

2016-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Evento reuniu artesanato, doces regionais, produtos agrícolas e gastronomia. Filarmónica de Mortágua abriu ciclo de atividades culturais – Festival da Primavera - que vai percorrer várias localidades do concelho.

Decorreu no passado dia 20, na Praça do Município, a Feira da Primavera, organizada pelo Município.

Foram 26 os expositores que marcaram presença na segunda edição do evento, sendo a maioria do concelho de Mortágua, havendo ainda a registar a presença de expositores oriundos de Arganil, Coimbra, Viseu, Luso, São Pedro do Sul, Molelos, Santa Comba Dão e Tábua.

Dada a previsão de tempo chuvoso para o fim-de-semana, o Município de Mortágua jogou na antecipação e decidiu instalar a Feira numa tenda gigante. Em boa hora tomou essa decisão, porque a chuva caiu com alguma intensidade a partir do meio da tarde, depois de uma manhã e início de tarde que fez jus à Primavera.

O fator climatérico acabou também por alterar os planos relativamente ao palco da atuação da Filarmónica de Mortágua, que estava inicialmente previsto para a zona frontal ao edifício dos Paços do Concelho. Foi necessário recorrer à tenda onde decorria a própria Feira, tendo a Filarmónica realizado uma atuação sui generis, no meio do público. Mas foi, digamos, a solução possível para uma situação inesperada, o que mesmo assim não impediu a Filarmónica de brindar o público com um excelente concerto, muito aplaudido.

O facto de neste mesmo dia ter-se realizado a Maratona BTT de Mortágua, criou um ambiente muito animado em toda a Vila, com centenas de pessoas a presenciar os dois eventos.

No espaço da Feira destacavam-se três áreas de produtos: artesanato, produtos agrícolas e doçaria tradicional e regional.

A mostra de artesanato era muito diversificada, desde artigos em cerâmica, tecido, papel reciclado, madeira, xisto, cortiça, capim dourado, vidro, técnica do guardanapo, bijuteria, rendas, malhas. Havia também brinquedos tradicionais, bancos em madeira, colheres de pau, pantufas da serra da estrela, artigos em segunda mão, flores.

Além dos expositores a título individual, estiveram presentes várias Associações do Concelho: a Associação de Vila Nova (pão caseiro, bolos, produtos agrícolas, petiscos), Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores (doces tradicionais, Pastel Juiz de Fora, e licores), Centro de Atividades da Associação da Sobrosa (rendas e malhas), Centro Cultural da Marmeleira (bolos, tremoços).

A Associação de Macieira e Tarrastal teve a seu cargo o serviço de almoços, podendo os visitantes desfrutar de uma refeição completa, composta por pernil assado com batata cosida, caldo verde, pão, bebidas variadas e café.

Na área das doçarias as sugestões eram também muitas e tentadoras, desde os bolos de cariz mais caseiro e tradicional, como o Bolo de Cornos, folares de Páscoa, filhós, pão-de-ló, até aos bolos ou doces regionais, como as nevadas de Penacova, as queijadas de Pereira, as cavacas do Luso, a tripa de Aveiro). Havia ainda crepes, sementes e frutos secos caramelizados, feitos na hora. Tudo para acompanhar com café, ginjinha, licores, entre outras bebidas.

Nalgumas bancas dominavam os produtos agrícolas, com cebolas, feijão, grão-de-bico, grelos, nabos, couves, alfaces, tremoços, entre outros.

O Município fez a entrega de um diploma de participação a cada Expositor e Associação, tendo ainda atribuído um diploma de Menção Honrosa para a banca com a melhor decoração alusiva à Primavera.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, deixa agradecimentos a todos os expositores, bem como às Associações Locais, que marcaram presença na Feira da Primavera, enaltecendo a adesão, a dedicação, o empenho, e o seu inestimável contributo para o sucesso deste evento, que marca o arranque do Festival da Primavera.

E destaca o caráter estruturado e descentralizado do Festival da Primavera (programa que inclui a Feira da Primavera), com a realização de diferentes espetáculos por várias localidades do concelho, contando com a participação ativa das Associações Locais.

O Festival da Primavera integra um conjunto de espetáculos, de música, teatro, folclore, a realizar em várias localidades do concelho, entre os meses de março e maio. Coube à Filarmónica de Mortágua abrir esse programa, que terá continuidade no próximo dia 3 de abril. Neste dia, a Filarmónica de Mortágua atuará na Felgueira, pelas 15h00, e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores atuará em Vale de Mouro, pelas 16h00.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade