Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Novos reservatórios e condutas em execução

2006-01-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Obras em curso vão reforçar e melhorar
o sistema de abastecimento de água ao concelho


Já tiveram início as obras destinadas à substituição da actual conduta que liga a Estação de Tratamento de Mortágua aos Reservatórios de Mortágua, Vale de Açores e Vale da Lebre. A conduta existente em Pvc dn 315 mm, vai ser substituída por uma conduta mais resistente, em polietileno de alta densidade, o que possibilitará resolver as roturas no abastecimento que esporadicamente se verificam nas zonas mais baixas por onde passa essa conduta, nomeadamente na Vila, Barril e Póvoa. Estas roturas acontecem não só devido ao aumento do consumo e consequente pressão nas tubagens, como também foram agravadas pelas obras entretanto realizadas na rede viária (EN234 e EN228).
O prazo previsto de execução desta obra é de dois meses. A autarquia desde já alerta para a possibilidade de ocorrerem cortes no fornecimento de água, ainda que durante pequenos períodos de tempo, solicitando a compreensão dos munícipes pelo incómodo. Estes cortes são absolutamente necessários à execução das obras que no final se saldarão num benefício geral para os munícipes.
Entretanto já foram concluídos dois novos Reservatórios. O primeiro, situado junto à ETA, no Gontinho. Com 36 metros de altura e uma capacidade de 200m3, o novo Reservatório vai permitir aumentar a capacidade de armazenamento para abastecimento à zona mais populosa do concelho e ao mesmo tempo abastecer gravíticamente as povoações do Freixo, Almaça, Almacinha e zona do Vale da Aguieira.
O segundo, situado em Vila Moinhos e com uma capacidade de 100m3, vai permitir o reforço do abastecimento ao alto do Sobral e de Vila Moinhos, ficando interligado ao sistema de abastecimento da Aguieira e da Barragem do Paúl. Em execução encontra-se a conduta adutora de ligação do Barreiro de Besteiros à Felgueira, numa extensão de 2289 metros. Esta conduta irá trazer água “em alta” da Barragem do Paúl para a Felgueira. Nesta povoação está já em construção um Reservatório com 100m3 de capacidade. A ligação do sistema em alta à Felgueira integra ainda a construção de um Reservatório e uma Estação Elevatória em Mortazel que irá fazer o armazenamento e bombagem da água para o Reservatório elevado da Felgueira.
Para se concluir o plano de investimentos previstos no âmbito do sistema integrado do Planalto Beirão, falta ainda executar a conduta adutora desde a ETA ao Alto das Medas , numa extensão de 10.892m. Aqui será construído um Reservatório apoiado de 2x 400m3 e uma conduta adutora até ao fundo da Póvoa, numa extensão de 4177m.
Estas obras estão a ser executadas pela Associação de Municípios do Planalto Beirão, no âmbito do sistema integrado de abastecimento de água aos cinco concelhos que a integram. O investimento previsto para o reforço e remodelação do sistema de abastecimento ao concelho de Mortágua é superior a 1, 5 milhões de euros.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade